As Pousadas de Portugal eram um símbolo nacional. Hoje, são uma certa ideia de fazer turismo a caminho da irrelevância, vítima de uma gestão que trocou o brilho pela rotina e pela lógica de sacar o máximo e dar o mínimo.
Quando falamos com quem investe e com quem estrutura negócios, como fizemos na Advisory Summit 2025, o que nos dizem é que a taxa de IRC não é a prioridade. Preocupam mais as originalidades portuguesas.
Os sinais são de uma mudança de tom a favor de uma paragem iminente do ciclo de alívio dos juros. Mas, tendo em conta os riscos e ameaças que pairam sobre a economia, permanece a incógnita: o BCE terá de descer as taxas mais uma vez?
As referências com que pensamos e organizamos o sistema fiscal, não devem ser estáticas nem obedecer a princípios dogmáticos. Devem evoluir em função das necessidades e objetivos de política económica.
A única solução que parecem ter descoberto para tornar a comunicação social um negócio sustentável é a busca constante pelo populismo, mas é nas televisões que observamos melhor esse fenómeno.
O discurso em torno da descida dos juros é um indicador e funciona como estímulo à economia interna e ao aumento de resultados das empresas norte-americanas.
A aposta da China está a permitir-lhe liderar o mundo nas tecnologias da descarbonização, nos veículos elétricos e até, preocupantemente para o mundo ocidental, nas tecnologias militares e do espaço.
Nos seus fundamentos, a Hermés não é senão uma aplicação dos princípios de desenvolvimento virtuoso que qualquer empresa familiar e (como se diz hoje) família empresarial bem conhece e pode implementar.
António Rito Batalha está muito atento à forma como o setor segurador responde a uma nova realidade que determinará não só a sua sustentabilidade, mas também a sua relevância no futuro.
É triste ouvir, a toda a hora, em qualquer canal da televisão pública, ou não, locutores de serviço, aquando terminam as notícias, dizerem: “E agora o ‘desporto’”! e começam a falar de futebol.
É fundamental criar condições para que cada colaborador possa tirar férias sem sentir culpa. Uma equipa descansada não é apenas mais feliz, é mais eficaz, mais criativa e mais resiliente.
Nas democracias a fundação de partidos políticos resulta da existência de partidos consolidados, em concorrência pelo voto, não é, como aconteceu depois do 25 de Abril de 1974, uma necessidade imediata de povoar uma paisagem política onde não existiam, de forma legal, partidos políticos competitivos
No seu comentário à LVIII edição do Barómetro Human Resources, Mariana Canto e Castro, directora de Recursos Humanos da Randstad Portugal, alerta que «vivemos numa sociedade está emocionalmente muito instável, com pessoas muito cansadas, numa falsa bolha de bem-estar e sem conseguir sair da rodinha
Portugal produz, todos os anos, cerca de cinco milhões de toneladas de resíduos urbanos. Mais de metade ainda ruma a aterros que se encontram à beira do esgotamento, enquanto a resistência das comunidades à construção de novas unidades de tratamento impede soluções de longo prazo.
Carrilho da Graça tem influenciado gerações de arquitetos, distinguindo-se pela qualidade do desenho arquitetónico, pela compreensão do lugar, pela otimização dos programas propostos, e pela adequação da linguagem, seja em obras novas ou de reabilitação.
Para implementar agentes de IA confiáveis, as organizações precisam de uma abordagem holística que inclua a construção de uma base de dados bem governada, a implementação de proteções de segurança e a garantia de supervisão contínua durante todo o ciclo de vida da IA.
Embora a simplificação administrativa seja de extrema importância, considerando o estorvo que a burocracia representa para cidadãos e empresas, Portugal carece de mais do que um novo Simplex.