A criação de clusters que integrem turismo, agroalimentar e economia azul pode gerar sinergias e abrir novas perspetivas de crescimento e internacionalização.
O século XXI inicia-se sob uma promessa: a IA será capaz de resolver aquilo que os humanos falharam em compreender ou manter. Mas há uma ironia trágica: quanto mais tentamos salvar o planeta com IA, mais o aquecemos.
É fundamental criar condições para que cada colaborador possa tirar férias sem sentir culpa. Uma equipa descansada não é apenas mais feliz, é mais eficaz, mais criativa e mais resiliente.
No seu comentário à LVIII edição do Barómetro Human Resources, Mariana Canto e Castro, directora de Recursos Humanos da Randstad Portugal, alerta que «vivemos numa sociedade está emocionalmente muito instável, com pessoas muito cansadas, numa falsa bolha de bem-estar e sem conseguir sair da rodinha
Portugal produz, todos os anos, cerca de cinco milhões de toneladas de resíduos urbanos. Mais de metade ainda ruma a aterros que se encontram à beira do esgotamento, enquanto a resistência das comunidades à construção de novas unidades de tratamento impede soluções de longo prazo.
Carrilho da Graça tem influenciado gerações de arquitetos, distinguindo-se pela qualidade do desenho arquitetónico, pela compreensão do lugar, pela otimização dos programas propostos, e pela adequação da linguagem, seja em obras novas ou de reabilitação.
Para implementar agentes de IA confiáveis, as organizações precisam de uma abordagem holística que inclua a construção de uma base de dados bem governada, a implementação de proteções de segurança e a garantia de supervisão contínua durante todo o ciclo de vida da IA.
A ausência dos Estados Unidos da maior conferência multilateral de financiadores do desenvolvimento do mundo é reveladora de um estilo de política que reflete o recuo do multilateralismo.
Portugal tem conhecimento técnico, talento e experiência para se tornar uma referência europeia em restauro da natureza. Junte-se ambição política e visão estratégica para incluir esta abordagem nos principais instrumentos de planeamento económico.
Daniela Antão defende que a única indústria digital em que a Europa compete taco-a-taco com os EUA é a da realidade aumentada, virtual e mista. Portugal pode ambicionar a ser a XR-West Coast da Europa.
Envelhecer é mau sobretudo porque os nossos amigos envelhecem também.
Eu costumava passar muito tempo em Aveiro. Uma vez estive uns tempos sem lá ir e quando voltei e comecei a perguntar pelos amigos – já todos tinham morrido.
Presumo que, se me falava tão amiúde dos seus progressos e descobertas, era em parte porque eu estava desde o início intimamente ligado a estes projetos.
O movimento Pró-Vida tem vindo a bater o pé à estratégia holocaustica que a ala radical do Partido Democrata havia imposto por todo o país, promovendo o aborto, perseguindo ferozmente os seus oponentes e subsidiando desbragadamente os seus defensores.
O assédio de contrapoder, uma forma raramente discutida de assédio no local de trabalho, vira a dinâmica tradicional do poder de pernas para o ar. E tem impactos igualmente nefastos. Para o evitar, as empresas devem adoptar uma estratégia multifacetada e abrangente, com políticas claras, formação co
Opinião de: Luís Rasquilha, CEO do Ecossistema Inova. Board Member/Non Executive Diretor (NED) da Mercur, da NTT Data Brasil e da Maza Tarraf. Advisor na AMARNA VIDA (Irlanda). Conselheiro da Diáspora Portuguesa. Professor convidado na FIA, FDC, Hospital Albert Einstein e ESALQ/USP. Colunista do MIT
As 'Áfricas' começaram a conversar entre si. Sim! Sem tradução simultânea de Washington ou Bruxelas. A conversa é simples e directa: precisamos fazer com as nossas próprias forças.
Alemanha e Japão, dois países com um passado industrial em grande mudança, confrontam-se com dois outros, EUA e China, que correm em sentidos opostos e com factores competitivos diversos.