O projeto “Pluto”, que consiste numa aplicação para melhorar os níveis de literacia financeira da população portuguesa, venceu o Concurso Desafi@-te, promovido pelo Município de Albergaria-a-Velha, cuja sessão final decorreu ontem no Cineteatro Alba. 

A ideia foi desenvolvida pelos alunos Duarte Nadais Marques, Tiago Nadais Marques e Afonso Abranches Cabral da Escola Básica de Branca, sob a orientação da professora Cristina Silva.

O concurso dirigido aos alunos do 3.º Ciclo, que integra o programa de empreendedorismo escolar Academia Empreende+, contou com 9 projetos finalistas desenvolvidos por 26 estudantes, todos focados nas áreas de desenvolvimento sustentável e economia circular.

Em 2.º lugar ficou “Repet”, um movimento educativo que pretende melhorar os níveis de educação ambiental, ao desafiar a criação de projetos na comunidade de reutilização de materiais. Foi concebido pelos alunos Ângelo Miguel Neves Almeida, João Pedro Laranjeiro Ferreira e José Pedro Soares Silva da Escola Básica Integrada de São João de Loure, com a orientação da professora Elsa Ferreira.

Já o 3.º prémio foi conquistado pelas alunas Alice da Conceição Oliveira Miranda, Mariana Santos Gonçalves e Bárbara Daniela Tavares Lamas, do Colégio de Albergaria, com “Super Life”, uma aplicação com jogos educativos sobre valores ambientais, cidadania e o uso equilibrado dos meios digitais. O projeto contou com a orientação do professor José Paiva.

O júri foi constituído por Carmo Ambrósio (AIDA), Ana Afonso (PCI – Creative Science Park Aveiro Region) e João Barbosa (Porto Digital Europa). Como prémio, cada aluno dos projetos distinguidos recebe um cheque-vale para descontar no comércio local nos valores de 150 euros (1.º prémio), 100 euros (2.º prémio) e 50 euros (3.º prémio).

O Presidente da Câmara Municipal, António Loureiro, teceu um agradecimento especial aos alunos finalistas “por aceitarem o desafio de pensar diferente, de inovar e de apresentar soluções para problemas reais”.

O autarca acrescentou que os jovens nunca se devem arrepender de errar, porque “só não erra quem nada faz”. Catarina Mendes, Vereadora da Educação, elogiou, por seu lado, a preocupação das equipas por temas como a sustentabilidade, a economia circular, a inclusão e o meio ambiente, tendo em conta os objetivas de desenvolvimento sustentável.

Na sua intervenção, agradeceu, ainda, as escolas, os docentes e as equipas técnicas pela entrega e colaboração para o desenvolvimento deste projeto de empreendedorismo e o apoio dado aos alunos.