
O secretário de Estado norte-americano disse hoje não ter "grandes expectativas" para as negociações entre as delegações russa e ucraniana, que devem começar em Istambul.
Marco Rubio reiterou os comentários feitos pelo Presidente norte-americano, no início do dia, de que uma qualquer solução de paz para a Ucrânia exige conversações diretas entre Donald Trump e o Presidente russo, Vladimir Putin, que se recusou a viajar para a Turquia.
"Serei franco, não creio que tenhamos grandes expectativas sobre o que vai acontecer amanhã [sexta-feira]", disse Rubio aos jornalistas após uma reunião da NATO em Antália, no sul da Turquia.
Rubio reconheceu que a representação russa "não estava ao nível" do que era esperado pelas autoridades norte-americanas.
"Espero estar enganado. Espero que façam grandes progressos amanhã [sexta-feira]. Mas, francamente, não acredito que vejamos qualquer progresso até que o Presidente Trump se sente com o Presidente Putin e determine quais são as suas intenções para o futuro", acrescentou o chefe da diplomacia norte-americana.
O secretário de Estado norte-americano anunciou ainda que se ia reunir com o ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, Andriy Sybiga, em Istambul, e que um funcionário norte-americano ia encontrar-se com representantes russos.
Rubio manifestou ainda a esperança de que a Turquia, o país anfitrião das negociações, seja eficaz a conseguir reunir as duas delegações, ucraniana e russa.