Iniciativa do UC Exploratório com a União de Freguesias de Santa Clara e Castelo Viegas, o Gabinete para o Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Coimbra e a Coimbra mais Futuro, os Mercadinhos da Margem Esquerda regressam este domingo, dia 13 de julho, à alameda do UC Exploratório, com entrada livre, entre as 10h00 e as 18h00.
Esta será uma edição especial dedicada aos Santos Populares, a contar com a apresentação da Marcha de Santa Clara e uma sardinhada servida pela Proteína Cafetaria do UC Exploratório, revela em nota a organização.

Os Mercadinhos da Margem Esquerda realizam-se em todos os segundos domingos de cada mês, pelo que, em julho, o encontro está marcado para domingo, dia 13, na alameda do UC Exploratório, numa sessão festiva dedicada aos Santos Populares, com entrada livre, das 10h00 às 18h00. O programa tem início com a entrega de prémios do concurso de fotografia Polinizadores em Ação, no âmbito da exposição Pequenos Gigantes – Guardiões da Biodiversidade, desenvolvida com o projeto PolinizAÇÃO, coordenado pelo Centro de Ecologia Funcional da Universidade de Coimbra.

Os visitantes voltam a ter a possibilidade de participarem em oficinas com Filipa Ramos, desta vez dedicadas às panquecas vegan. A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição no próprio dia e limitada às vagas disponíveis.

Junto ao Pet Lab, numa parceria com a Escola Universitária Vasco da Gama, haverá atividades sobre a vida selvagem com a equipa do CERVAS – Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens de Gouveia. Às 11h15, terá lugar a leitura da história Olha quem canta assim!, de Daniela Costa.

Esta sessão especial dos Mercadinho da Margem Esquerda volta a ter, por proposta do grupo Arte Livre 25, uma zona dedicada às artes plásticas com diferentes artistas a trabalharem nas suas obras, que também estarão à venda.

Nas dezenas de bancas instaladas ao longo da Alameda do UC Exploratório, todos vão poder encontrar frutas e produtos hortícolas frescos da época, de produção biológica certificada, de pequena agricultura familiar ou de agricultura responsável, microvegetais, cogumelos produzidos em serradura de carvalho no Fungi Lab do UC Exploratório, sal da Figueira da Foz, flores, pão de massa mãe, mel premiado da Lousã, diferentes produtos regionais e, como habitualmente, gelados artesanais, entre outros produtos.