
O Boavista está fora da Liga 3 para 2025/26, apurou Record. A Comissão de Licenciamento da Federação Portuguesa de Futebol chumbou o pedido axadrezado, justificando a decisão com a falta da certidão de não-dívida à Segurança Social e Autoridade Tributária, tal como Record deu conta na última semana.
Os boavisteiros foram, desde já, notificados desta decisão e têm até três dias para recorrer da mesma para a Comissão de Recurso da própria FPF. Note-se que a SAD do Boavista, que detém a equipa sénior, entrou, nesta semana, um processo de insolvência, tendo o PER do clube sido igualmente chumbado.
Com esta decisão e caso um eventual recurso seja indeferido, restará ao Boavista competir nos escalões distritais da AF Porto, já que ao não ser aceite a inscrição na Liga 3 também não o é no Campeonato de Portugal.
A este propósito, e de acordo com informações recolhidas pelo nosso jornal, a Associação de Futebol do Porto está atenta e já entregou ao seu Conselho de Justiça (CJ) o dossiê da Boavista SAD, a fim de serem verificados os pressupostos de candidatura à Liga Pro, o mais alto patamar distrital. O CJ deverá pronunciar-se sobre esta matéria na próxima segunda-feira.
Entretanto, a vaga na Liga 3 será entregue ao Marco 09, por ter sido o clube com melhor pontuação entre os não promovidos na fase de subida do Campeonato de Portugal. Com o efeito dominó, o Vila Meã, vice-campeão da Liga Pro da AF Porto, será convidado a integrar o CP em 2025/26, acompanhando assim o campeão Aparecida na promoção.
(notícia atualizada às 21h15)