O Presidente timorense, José Ramos-Horta, nomeou nesta Sexta-feira Ivo Jorge Valente como novo embaixador de Timor-Leste em Angola, para reforçar a parceria entre os dois países.

“A nomeação do embaixador Ivo Jorge Valente representa um novo capítulo nas nossas relações diplomáticas com Angola. A sua vasta experiência nas áreas do direito e da governação, aliada a um profundo conhecimento das necessidades de desenvolvimento do nosso país, será determinante para o reforço da forte parceria” com Angola, afirmou Ramos-Horta, citado num comunicado divulgado à imprensa.

Segundo o Presidente timorense, a nomeação do novo embaixador reafirma o compromisso de Timor-Leste em “fortalecer os laços no seio da família da CPLP [Comunidade dos Países de Língua Portuguesa]” e em utilizar a “história comum de luta pela independência como alicerce para um futuro próspero para ambos os povos”.

O embaixador Ivo Jorge Valente foi ministro da Justiça, entre 2015 e 2017, e vice-ministro da Justiça, entre 2010 e 2015, e tem formação em direito, administração pública e relações internacionais.

Timor-Leste e Angola têm vários acordos de cooperação assinados, sendo que os últimos, nos domínios da assistência militar e de petróleo, foram assinados em 2023, durante uma visita oficial do chefe de Estado timorense a Luanda.

Timor-Leste abriu uma embaixada em Luanda em Julho de 2024 e Angola inaugurou a embaixada em Díli no passado mês de Maio. Ivo Jorge Valente, citado pela Lusa, substitui no cargo o embaixador Francisco Miranda Branco.