
Tadej Pogacar cede estrategicamente a camisola amarela da Volta a França para se livrar do desgaste suplementar de ter de a defender todos os dias, evitando assim também o esforço aos seus companheiros de equipa na UAE Emirates. O esloveno, que alcançou a liderança na véspera, no contrarrelógio, consentiu, alinhado com a sua formação, que uma fuga de um forte octeto vingasse após dura batalha na primeira fase da longa e exigente sexta etapa (201,5 km), esta quinta-feira.
Os escapados, em que se integrava Mathieu Van der Poel, que partiu para este dia na sexta posição a 1.28 minutos de Pogacar e de todos era o mais bem posicionado para chegar à camisola amarela, chegaram a dispor de mais de seis minutos para o primeiro pelotão das principais figuras, em que se incluia João Almeida, mas a fadiga do neerlandês e o aumento da velocidade neste grupo fizeram perigar essa passagem de liderança.
Enquanto o irlandês Ben Healy se impunha isolado, como vencedor, na meta em Vire Normandie, culminando um ataque ainda a 40 quilómetros da meta surpreendendo os parceiros de aventura, entre os quais, o vencedor do Giro 2025, o britânico Simon Yates, Van der Poel perdia o gás nos derradeiros quilómetros em subida e via a possibilidade de conquistar a amarela desvanecer.
Todavia, num final com emocionante suspense, o neerlandês, esgotado, cruzando a meta na oitava posição, a 4 minutos do vencedor, começou a contar o tempo até à chegada de Tadej Pogacar, e por um escasso segundo ascendeu à liderança do Tour, recuperando-a ao esloveno, depois de ter tido após a segunda etapa e perdido na quinta, a do contrarrelógio.
Na etapa, o campeão norte-americano Quinn Simmons (Lidl-Trek) obteve a segunda posição, a 2.44 minutos de Ben Healy, e o australiano Michael Storer (Tudor) a terceira, a 2.51 do combativo irlandês, que após esta aventura subiu à 8.ª posição da geral.
João Almeida chegou, em segurança, no primeiro pelotão já bastante fracionado, e perdeu cinco segundos para um grupo de oito corredores, incluindo Tadej Pogacar, Jonas Vingegaard, Remco Evenepoel e Matteo Jorgenson, mas manteve a sétima posição na geral, a 1.59 minutos do novo líder Mathieu van der Poel.