
Tudo contado no Grupo A do Euro 2025. A Noruega confirmou o favoritismo e bateu a Islândia, por 4-3, enquanto a Suíça conseguiu o apuramento de forma épica ao empatar a uma bola com a Finlândia, na terceira jornada da fase de grupos.
Apurada à entrada para o último jogo da primeira fase, a Noruega foi surpreendida pela entrada forte das islandesas, que fizeram o primeiro golo logo aos seis minutos, por Sveindís Jónsdóttir. Mas a reposta norueguesa foi impediosa. Ainda antes da meia hora, Signe Gaupset bisou e deu a volta ao marcador (15' e 26'). Já na segunda parte, Frida Maanum imitou a colega e também apontou dois golos, aumentando a vantagem para três tentos (49' e 76').
A Islândia não deitou a toalha ao chão e conseguiu assustar, quando Hlín Eiríksdóttir (84') e Glódís Viggósdóttir (90+6') colocaram o resultado a um golo de diferença, já depois da benfiquista Marit Lund - que tinha entrado ao intervalo - ter sido expulsa (90+5'). Contudo, não houve tempo para mais e foram as norueguesas que fizeram o pleno, com nove pontos, em três jogos.
Caso Portugal consiga o apuramento, as navegadoras irão enfrentar a Noruega, nos quartos de final.
Emoção até ao final
No outro jogo, Suíça e Finlândia entraram em campo para discutir o segundo lugar do grupo. A jogar em casa, as suíças tinham a ambição de dar uma alegria aos adeptos, mas tudo ficou mais difícil ao minuto 79, quando Natalia Kuikka converteu uma grande penalidade e colocou as nórdicas na frente... e apuradas.
Mas as helvéticas não desistiram. Quando parecia que iriam ser as finlandesas a festejar, Riola Xhemaili fez o tento do empate e levou o Stade de Genève à loucura. No final, foram as suíças a fazer a festa.