
A Rimac já nos habituou a contar com superdesportivos elétricos que estabelecem recordes de velocidade. No entanto, a marca croata foi agora mais longe com o Nevera R, ao conseguir alcançar 24 recordes na pista de testes de Papenburg, na Alemanha, superando os 23 anteriormente alcançados pela versão Standard do Nevera.

A Rimac que está a comemorar 16 na indústria automóvel, a maioria dos quais dedicados ao desenvolvimento, que acabou por levar à produção do Nevera, que em 2023 se tornou no modelo mais rápido.
De lá para cá a marca croata criou o Nevera R que chegou com um aumento de 15% na força descendente, novos pneus Michelin Cup 2 e sistema de vectorização de binário e nas quatro rodas redesenhado, que foram o motivo para uma nova ronda de steses no circuito de Papenburg, na Alemanha.
O superdesportivo da Rimac conta com quatro motores elétricos, que debita uns impressionantes 2107 cv. Os motores elétricos são alimentados por uma bateria de 108 kWh que também não atrapalha.

Quanto aos novos recordes, o mais impressionante é mesmo a aceleração de 0 a 400km e regressar novamente 0 km/h, que agora é de 25,79 segundos, o que representa uma melhoria de 4,14 segundos em relação ao título anterior do Nevera.
Os números impressionantes não param por aí. A aceleração de 0 a 397 km/h ocorre em 17,35 segundos, uma melhoria de 3,96 segundos ao Nevera Standard, e alcançar uma velocidade de 320 km/h demora apenas 9,25 segundos. Aliás, as maiores melhorias de tempo para o Nevera R estão concentradas acima de 320 km/h, muito provavelmente beneficiando para isso da asa traseira fixa e do generoso difusor.

Nota ainda para a velocidade máxima que o Nevera R é capaz de alcançar, de 430 km/h, o que coloca a versão mais musculada do Nevera o mesmo patamar do Koenigsegg Agera RS e do Hennessy Venom GT, embora ambos sejam movidos a motores de combustão.
“Quando apresentamos o Nevera pela primeira vez, parecia que o auge do desempenho de um superdesportivo havia sido alcançado. Numa única geração, alcançamos um salto de desempenho que antes levaria décadas. Mas agora, através de inovação implacável, o Nevera R é ainda mais rápido, mantendo muito do conforto e da praticidade que fazem do Nevera um automóvel real e utilizável no dia a dia. Quebrar recordes está em nosso DNA e não vamos parar por aqui”, disse Mate Rimac em um comunicado.
