Depois de ter sido vice-campeã do BT50 de Matosinhos, Maria Tavares continua em grande no Portugal Beach Tennis Open. Na prova de maior destaque, o Sand Series, torneio que tem prize money de 104 mil dólares, apurou-se para os oitavos-de-final ao lado da brasileira Beatriz Valério com um tremendo triunfo.

É que a Tavares (62.ª do ranking mundial) e Valério (68.ª) ultrapassaram as italianas Elena Francesconi (20.ª) e Flaminia Daina (13.ª), as oitavas favoritas ao título, com os parciais 6-4, 1-6 e 10-5. Agora vão medir forças com a espanhola Daniela Perera e com a lituana Gabija Druteikaite.

Também em frente seguiram as jovens portuguesas Rita Gomes (700.ª) e Carlota Loureiro (725.ª), que deixaram pelo caminho a lusa Filipa Soares (742.ª) e a brasileira Helena Guedes (1081.ª), com 6-3 e 6-2 no marcador, defrontando agora as italianas Sofia Cimatti e Greta Giusti, as sextas cabeças-de-série. Diga-se que Victoria Ribeiro já se tinha apurado para os 'oitavos', ao lado de Aleksandra Kovalova.

Na prova masculina, a representação portuguesa fica mesmo só nas mãos de Martim Sousa. É que os 11 vezes campeões nacionais, Henrique Freitas e Pedro Maio, não resistiram aos brasileiros Giovanni Cariani (6.º) e Daniel Mola (7.º), com os parciais 6-2 e 6-3. Os terceiros cabeças-de-série vão agora medir forças com Martim Sousa precisamente, e Daniel Canellas, enquanto Freitas e Maio seguem para o Torneio A Nacional, também pertecente ao Portugal Beach Tennis Open. 

De resto, nota para o facto de os favoritos terem seguido todos em frente na prova masculina. Com destaque para Michele Cappelletti (número um e dono de 90 títulos) e Antonio Viera, que bateram os juniores portugueses Dinis Gomes e Diego Soares, por 6-2 e 6-1. Já os primeiros cabeças-de-série, Mattia Spoto e Nicolas Gianotti dominaram rumo aos 'oitavos'.

Pode seguir todas as incidências deste campeonato AQUI.