O programa '+Visão', promovido pelo Governo Regional da Madeira, através do Instituto de Administração da Saúde, beneficiou um total de 757 utentes entre os meses de Janeiro e Maio deste ano. Falamos de um apoio a 328 crianças e jovens e 429 seniores, num investimento global que ultrapassou os 116 mil euros.

Os dados foram avançados hoje, através de comunicado, como forma de assinalar o Dia da Saúde Ocular. A data assinala-se anualmente com o objectivo de sensibilizar para a importância da prevenção e do acompanhamento regular da saúde ocular.

O programa em questão consiste numa comparticipação imediata de 150 euros para aquisição de óculos graduados, atribuída directamente nos prestadores aderentes, mediante apresentação de prescrição médica. Há duas modalidades do programa: o '+Visão Crianças e Jovens', que se destina a quem tem entre 0 e 14 anos; e o '+Visão Seniores', para pensionistas com rendimentos mensais inferiores a 1,5 vezes o valor do Indexante dos Apoios Sociais (IAS).

Rubina Silva destaca a relevância deste investimento, evidenciando que “a saúde visual é um eixo prioritário". "Estas comparticipações são fundamentais para garantir equidade no acesso aos cuidados de saúde visual e para promover uma melhor qualidade de vida junto da população da Região Autónoma da Madeira”, diz a presidente do IASaúde.

O IASaúde comparticipa também consultas oftalmológicas no sector privado, reforçando o acesso a cuidados de saúde visual a todos os utentes.