Padrões alimentares como a dieta mediterrânica têm mostrado associações positivas com a fertilidade, de acordo com Virgínia Marques, nutricionista especializada em Fertilidade e Gravidez.
“Renascer das Cinzas” é o mais recente livro do psiquiatra João Carlos Melo. Desta vez, escreve em coautoria com Maria C., uma paciente diagnosticada com perturbação borderline, mentira patológica e síndrome de Münchausen . Em entrevista, realça o sofrimento associado a patologias que continuam a se
Nem sempre é fácil escolher ou encontrar um título para um escrito. Sobretudo quando falta o engenho, sobram os problemas que nos parecem esmagar e o ritmo dos dias tudo quebra e nos faz queixar da escassez do tempo.
Num livro que li recentemente sobre A crise do bem, em que Américo Pereira aprofunda Job e o sofrimento, reflete-se sobre “toda a Humanidade possível”. Esta Humanidade alimentada por uma consciência de provação, crise e lamentos de Job, na relação consigo, com os outros e com Deus, eleva e retrata a
Voltar atrás pelo reconhecimento duma decisão errada é uma atitude inteligente. Deve ser enaltecida, sem o dedo acusador do fracasso. Haverá sempre quem diga que era expectável que acabar com as PPP’s dos Hospitais de Loures ou de Braga, ia resultar na perda da eficiência que lhes era reconhecida. M
"A incerteza da doença, a luta com a dor e a necessidade de tratamento podem levar a problemas emocionais como depressão e ansiedade", alerta Carlos Carneiro, internista e coordenador do Núcleo de Estudos de Doenças Autoimunes da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna.
O conteúdo “A taxa de mortalidade hospitalar situa-se nos 4,8 a 5%, enquanto a mortalidade esperada em casa é cerca de 3% menos” aparece primeiro em Saúde Online.
A inteligência artificial (IA) está a redefinir os paradigmas do diagnóstico endoscópico, como explica Tiago Cunha Reis, docente universitário, doutorado em Bioengenharia e aluno de Medicina.
João Raposo, presidente da Sociedade Portuguesa de Diabetologia e diretor clínico da Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal é o mais recente presidente-eleito da Federação Internacional da Diabetes – Região Europa (IDF Europa), assumindo integralmente a presidência em 2027. Em entrevista a
No Dia Mundial da Asma, que este ano se assinala a 6 de maio com o lema “Tornar os tratamentos inalatórios acessíveis para todos!”, a prioridade é clara: garantir que todos os doentes tenham acesso aos medicamentos essenciais para controlar a doença. Em Portugal, estima-se que cerca de 700 mil pesso
Para prevenir o défice de iodo, a Direção-Geral da Saúde recomenda a suplementação para todas as mulheres na preconceção, durante a gravidez e na amamentação. Mas, apesar dessa medida, ainda não se atingiu a suficiência em iodo nas grávidas portuguesas. Quem o diz é Sarai Isabel Machado, nutricionis
A rinossinusite crónica com pólipos nasais afeta cerca de 12% da população mundial e 2,5% dos portugueses. Trata-se de uma doença inflamatória persistente que pode comprometer seriamente a qualidade de vida, não só pela obstrução nasal e dores de cabeça recorrentes, mas também pela perda de olfato —
Joaquim Machado Cândido, neurologista e diretor clínico do Centro Clínico Andar, escreve sobre Alzheimer, nomeadamente como se pode diminuir o risco da doença.
Joana Delgado Silva é a nova presidente da Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular - APIC para o biénio 2025-2027. Em entrevista, fala sobre os objetivos do mandato, nomeadamente a uniformização do acesso a procedimentos de Cardiologia de Intervenção, a nível nacional.
O ato cirúrgico não se limita ao bloco operatório, podendo haver complicações durante o período de recuperação, alerta Diogo Andrade Guimarães, especialista em Cirurgia Plástica no Hospital Dona Estefânia - ULSSJ e na Clínica Ana Silva Guerra.
Pedro Marques, médico e investigador, foi um dos vencedores do Early Investigator Award 2025, atribuído pela Endocrine Society. O prémio é um reconhecimento pelo seu trabalho de investigação em tumores da hipófise e em Neuroendocrinologia.
A Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e a Câmara de Torres Vedras vão apresentar, a 30 de abril, o Medicina ULisboa – Campus de Torres Vedras, um projeto pioneiro que promete revolucionar os cuidados de saúde, a formação médica e a investigação em Portugal.
No âmbito do Mês Internacional de Sensibilização para a Encefalomielite Miálgica/Síndrome da Fadiga Crónica (EM/SFC), celebrado mundialmente em maio, a Aliança Millions Missing Portugal vai entregar, na Assembleia da República, uma petição pública.
Luís Coentro é diretor clínico para os cuidados de saúde primários da ULS Baixo Alentejo. Em entrevista, fala sobre as dificuldades sentidas na região para se atrair e fixar médicos de família e conta como tem sido o crescimento da relação entre cuidados primários e hospitalares numa unidade local d
"A situação de degradação climática global obriga a que cada um de nós faça a sua parte. O setor da saúde não deve esquecer a sua responsabilidade", alerta João Araújo Correia, médico internista na ULS Santo António.