Das entrevistas de políticos ou declarações no Parlamento até à desinformação sobre imigrantes e percepções de insegurança, passando por dúvidas sobre impostos e pensões de reforma, atentados terroristas, passes ferrroviários e ainda velhos clássicos das "fakes news" como a bandeira nacional suposta
Terão os órgãos de comunicação social ocultado um incidente no Mar Vermelho que resultou na destruição de um porta-aviões norte-americano? Vídeos difundidos nas redes sociais revelam imagens do suposto ataque com mísseis dos rebeldes houthis do Iémen.
"Nós não comemos carne de porco", terão explicado "os seus amigos", de acordo com uma publicação que está a ser partilhada viralmente nas redes sociais.
A resposta é não. A Coca-Cola contribuiu para popularizar o Pai Natal, mas a figura icónica do velho de barbas brancas que distribui presentes de casa em casa foi sendo desenvolvida ao longo dos anos.
Nas redes sociais, vários utilizadores dizem que o Papa Francisco vai abrir "cinco portais sagrados" este Natal, num ritual inédito. No entanto o ritual em causa insere-se no Jubileu, uma celebração que acontece de 25 em 25 anos há vários séculos.
"É a própria PSP que, em julho, reconhece que a criminalidade em Santa Maria Maior tem diminuído", lê-se num "tweet" publicado a propósito da operação policial na zona do Martim Moniz na semana passada. Confirma-se?
Nas redes sociais, vários utilizadores partilharam a imagem de uma suposta "árvore de Natal no espaço" formada por estrelas e outros corpos cósmicos. Mas será a imagem verdadeira?
Está a ser difundido nas redes sociais um vídeo de uma suposta reportagem da ABC News, estação de televisão norte-americana, na qual se revela que "em dois anos e meio de guerra" contra a Rússia, "morreram cerca de um milhão de soldados ucranianos". Confirma-se?
Centenas de pessoas a caminharem numa estrada, supostamente a chegar ou já em território da Europa. O vídeo está a ser partilhado viralmente nas redes sociais, mas será que a descrição do mesmo corresponde à verdade?
"Os políticos ladrões, que comandam o assalto fiscal, estão a dar os primeiros passos para a proibição do dinheiro físico", acusa-se numa publicação no Facebook que apresenta exemplos de valores máximos para pagamentos em espécie (notas e moedas) fixados em países como a França, Grécia e Espanha.
"Foi tudo gente que passou pela política. Alguns chegaram nos anos 80 à estação de Santa Apolónia com uma meia de cada cor, agora têm aviões particulares e milhões em 'offshores', tudo bons rapazes", acusa-se em recente publicação no Facebook.
Foi amplamente disseminada nas redes sociais uma publicação, alegadamente feita por Robert F. Kennedy, em que este manifesta a intenção de proibir o consumo da versão "Diet" da Coca-Cola. Será que Robert F. Kennedy revelou realmente esta intenção?
"Fruto da subsidiodependência, que representa um encargo significativo para o Estado, ou seja, para todos os contribuintes", destaca-se em publicação no Facebook.
Miguel Relvas saiu em defesa de Ana Paula Martins, a ministra da Saúde que, nas suas palavras, "tem sido massacrada". O ex-ministro do PSD disse ainda que "só houve um ministro em Portugal em democracia que resistiu o mandato todo, que foi o Paulo Macedo", mas não é verdade.
As ações são parecidas e as fotografias ainda mais. No Porto, em 2008, acontecia acontecia em três bairros do Porto com um total de 160 polícias para aumentar o "sentimento de segurança das populações"; no Martim Moniz, esta semana, tratou-se de uma "operação especial de prevenção criminal".
A última vez que a lei marcial tinha sido imposta na Coreia do Sul foi em 1979, na sequência do assassinato do antigo ditador militar Park Chung-hee. Desta feita vigorou apenas por algumas horas, tempo ainda assim suficiente para que tanques militares tenham chegado a patrulhar as ruas da capital?
Numa espécie de passa-culpas, o presidente da autarquia lisboeta criticou ontem à noite, a propósito da greve dos trabalhadores da higiene urbana, a passagem de competências para as autarquias em 2013 no que toca à limpeza da via pública.
Um vídeo partilhado por André Ventura está a chocar vários utilizadores das redes sociais, já que mostra dois estafetas da Bolt a consumir comida embalada (alegadamente para entrega). Além disso, um dos estafetas é filmado a mexer nas partes íntimas. O vídeo é verdadeiro, mas não foi gravado em Port
Em entrevista à SIC Notícias, a ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social disse que, entre 2018 e 2023, o número de pessoas em situação de sem-abrigo duplicou. Verifica-se?
Em mensagem enviada ao Polígrafo, um leitor partilhou uma fotografia de uma caixa de gelados do Lidl à venda numa prateleira do Pingo Doce. Mas será que a imagem é mesmo verdadeira?