
Na central e movimentada rua dos Pescadores, na Costa da Caparica, o Hotel Praia do Sol foi inaugurado em 1934. Nessa época, a já popular estância balnear vocacionada para “cura, repouso e turismo” do concelho de Almada, respondia pelo nome de “Praia do sol”. Com o evoluir dos tempos passou a ser gerericamente referida como praia da Costa ou Costa da Caparica, o nome da freguesia criada em 1949. A proximidade à capital fez com que fosse classificada, ainda durante o Estado Novo, como “a praia de verão, de Lisboa” e até “Sanatório de Lisboa”, devido às qualidades terapêuticas.
O Hotel da Praia do Sol, fundado por Manuel de Agro Ferreira, destacava-se na oferta de alojamento, ao anunciar “água quente e fria, aquecimento central” e pela arquitetura, com quatro pisos e restaurante com “serviço permamente” e gerência técnica a cargo da Pastelaria Benard, e ainda um serviço de transportes, a partir de Cacilhas assegurado pela Empresa de Camionetes Piedense. Poucos anos depois da inauguração, o hotel foi ampliado. E ao longo das décadas várias foram as renovações desta unidade hoteleira, com a classificação de duas estrelas e 54 quartos, localizada a 200 metros da praia.
Novo Hotel Paparica em 2026
Foi anunciado esta terça-feira, dia 28 de maio, que um grupo de investidores privados, entre portugueses e estrangeiros, comprou o histórico Hotel da Praia do Sol, o mais antigo na Costa da Caparica. A informação foi prestada, em comunicado, pela Athena Advisers, que assessorou a operação. Com reabertura prevista para 2026, o “Hotel Paparica quer afirmar-se como um destino de qualidade a preços acessíveis numa região onde a oferta de hotelaria tem sido insuficiente para atender ao aumento da procura dos últimos anos", refere o comunicado.
As obras e outras intervenções no edifício já começaram e, após ser remodelada, a unidade hoteleira vai contar com 51 quartos, apresentando uma “arquitetura moderna inspirada no ambiente de praia de toda esta região”. O projeto de reabilitação está a cargo de Matthieu Bégué, cofundador do hotel boutique Maison Traversière, no centro de Paris.
Nome inspirado no termo “Paparicar”
Ainda segundo a informação prestada, o novo Hotel Paparica vai ser dedicado ao universo do surf. “O Paparica será um hotel ligado ao surf, com um ambiente moderno e charmoso que celebra a arte de viver atlântica tão típica de Portugal e que pretende estar aberto ao bairro e à comunidade local, juntando portugueses e estrangeiros no coração da mais emblemática rua da Caparica. É esta a nossa visão de qualidade para o turismo português”, refere Roman Carel, fundador da Athena Advisers.
Já a Athena Studio, empresa do grupo dedicada à área de marketing, teve a cargo “o branding do hotel, cujo nome ‘Paparica’, além das semelhanças gráficas e fonéticas com o nome Caparica, é inspirado no termo ‘paparicar’”, acrescenta o comunicado. O valor do do negócio não foi revelado.