O movimento de cidadãos DESPLASTIFICA-TEjo realizou recentemente uma ação de limpeza junto à Rua do Rio Tejo, ao lado do Jardim Municipal Constantino Palha, para assinalar o Dia da Reserva Natural do Estuário do Tejo. Durante esta iniciativa, foram recolhidas nove sacas de lixo diferenciado, incluindo embalagens de esferovite, cordas e redes de pesca abandonadas, bem como uma grande quantidade de pontas de cigarro.

O objetivo desta ação passou por evitar que estes resíduos chegassem ao rio, protegendo assim os ecossistemas do Estuário do Tejo. “Queremos chamar a atenção para a importância de pequenas atitudes que fazem a diferença no ambiente que é de todos”, referiu um dos elementos do movimento. Acrescentou ainda que “cada ponta de cigarro apanhada ou cada pedaço de plástico removido é uma vitória para o nosso rio e para a vida que nele habita”.

Os responsáveis pela iniciativa sublinharam que todo o lixo recolhido foi devidamente separado e encaminhado para o ecoponto. “Este é um trabalho contínuo, não basta limpar uma vez e achar que está resolvido. É preciso sensibilizar, educar e mobilizar a comunidade para que todos sintam que têm um papel neste combate à poluição”, afirmou outro participante.