No dia 15 de julho, terça-feira.

O auditório do Biocant Park, localizado em Cantanhede, vai receber o V Encontro de Educação, no dia 15 de julho, terça-feira, subordinado ao tema “Literacia mediática em tempos de IA – um desafio para a educação”.


O evento é organizado pela Câmara Municipal de Cantanhede, em parceria com os Agrupamentos de Escolas do concelho, com a Rede de Bibliotecas Escolares e com o Centro de Formação da Associação de Escolas Beira Mar.


O V Encontro de Educação acreditado como Ação de Curta Duração (ACD) pelo Centro de Formação de Associação de Escolas (CFAE) Beira Mar, destina-se a docentes de todos os níveis de ensino e tem a duração total de seis horas.

Os restantes participantes, que não necessitem de certificação acreditada, receberão um certificado de presença.


A sessão inicia com as intervenções de Teotónio Cavaco, diretor do CFAE Beira Mar, Hermenegildo Freire, diretor do Agrupamento de Escolas Marquês de Marialva,
Cristina Oliveira, Delegada Regional do Centro da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares e Helena Teodósio, presidente da Câmara Municipal de Cantanhede.


Seguir-se-á o painel “Dar o mote”, com duas intervenções: “Inteligência artificial, comunicação no espaço público e disrupção”, por Vítor Tomé, e “O Imperativo da educação mediática num mundo em movimento acelerado “, por Sara Pereira.


As sessões práticas do encontro estão organizadas em dois momentos complementares: “Aprender com a Inteligência Artificial”, onde serão partilhadas experiências pedagógicas que integram a IA como ferramenta de apoio ao ensino e à aprendizagem, e “Aprender sobre a Inteligência Artificial: um olhar a partir da literacia mediática”, centrada na reflexão crítica e educativa sobre os impactos da IA, com enfoque nas competências mediáticas e informacionais dos alunos.

Já Rui Vieira apresentará a comunicação “Há espaço e condições para pensar criticamente em um contexto atual marcado pela Inteligência Artificial “, antes das palavras de encerramento do vice-presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Pedro Cardoso.


O evento termina com um momento de confraternização, assinalado com um Cantanhede de honra.