A Entidade Regional de Turismo (ERT) do Alentejo vai passar a integrar a Federação Europeia do Caminho de Santiago.

Em comunicado da ERT, Pedro Beato, vice-presidente, destacou que esta integração «representa o reconhecimento dos Caminhos de Santiago Alentejo e Ribatejo enquanto projeto sério, consistente e em estreita parceria com os municípios, associações de peregrinos, dioceses, oferta de acolhimento regional e as instituições oficiais sediadas em Santiago de Compostela».

«É o culminar de um caminho que se desenrola permanentemente desde 2018, e como tal, um importante marco para a região, uma vez que trará uma maior visibilidade e notoriedade nas dinâmicas associadas ao fenómeno jacobeu», acrescenta ainda a nota.

Pode ler-se ainda que o vice-presidente refere que, ao fazer parte desta federação, a ERT «poderá passar a estar presente no centro da decisão dos programas de ação e afirmação dos itinerários europeus de índole cultural, na partilha de boas práticas com territórios europeus congéneres e na estratégia conjunta de promoção do património histórico e cultural dos Caminhos, aliando a promoção turística da nossa área de intervenção, o Alentejo e o Ribatejo».

A Federação inclui territórios de diversos países como Espanha, França, Bélgica, Países Baixos, Lituânia, Polónia, Ucrânia, Itália e Croácia. Em Portugal, apenas a Federação Portuguesa do Caminho de Santiago integra o organismo europeu, juntando-se agora a Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, «razão pela qual acresce ainda maior destaque e importância esta integração», conclui Pedro Beato.

Recorde-se que o lançamento dos Caminhos de Santiago Alentejo e Ribatejo ocorreu em 2019 e que um dos seus itinerários, o Caminho Central, foi o primeiro em Portugal a ser certificado.