Na reunião de Câmara de 30 de junho de 2025, foram autorizados novos procedimentos para a requalificação de três escolas do concelho de Vila Real, reforçando o compromisso municipal com uma rede escolar moderna, inclusiva e sustentável.

Foi autorizada a aquisição de serviços para elaboração do Projeto de Execução para a requalificação das Escolas Morgado de Mateus e Monsenhor Jerónimo do Amaral, com um investimento base de 248.460 euros. A empreitada tem como objetivos principais a correção de problemas estruturais, a melhoria do conforto ambiental e da eficiência energética, bem como a modernização dos equipamentos. O prazo global de execução é de 240 dias.

Foram também aprovados dois procedimentos complementares para a Escola Diogo Cão, essenciais para uma futura obra de requalificação, com um preço base de 54.120 euros. O primeiro diz respeito à elaboração dos levantamentos topográfico e arquitetónico, com um prazo de execução de 30 dias. O segundo refere-se à realização de um estudo geológico e geotécnico e à análise de vulnerabilidade sísmica, com um prazo de 60 dias. Estes estudos permitirão obter uma base técnica detalhada sobre as condições atuais do edifício, indispensável à definição do programa preliminar.

Alinhadas com os princípios da carta educativa do concelho, estas intervenções visam não só “a adaptação às novas práticas pedagógicas, como também a promoção da inclusão e da sustentabilidade ambiental”. Está igualmente prevista a adoção de soluções que promovam a conservação e manutenção dos edifícios, para evitar a rápida degradação das infraestruturas.

O Presidente da Câmara, Alexandre Favaios, destacou a importância destas intervenções, referindo que “com estas iniciativas, damos continuidade ao projeto de modernização do nosso parque escolar, promovendo escolas mais sustentáveis, acessíveis e adaptadas às exigências educativas atuais”, acrescentando ainda que “este é um trabalho preparatório, que nos permitirá estar devidamente munidos de toda a informação técnica necessária para articular, de forma eficaz, com o Governo Central, a efetiva concretização das obras”.

Recorde-se que a estas intervenções soma-se a requalificação já concluída da Escola de São Pedro e a prevista intervenção na Escola Camilo Castelo Branco, num esforço consertado para modernizar todo o parque escolar do concelho.