
A Mercadona, empresa de supermercados, marca presença pelo quinto ano consecutivo na Feira Nacional de Agricultura, em Santarém, um dos mais importantes eventos do setor agrícola português, que celebra este ano a sua 61.ª edição. Esta participação representa uma oportunidade privilegiada de contacto com os profissionais do setor e com a sociedade em geral, permitindo à empresa reforçar o seu compromisso com o setor agroalimentar nacional através de uma estratégia assente na estabilidade, produtividade e planificação.
Em 2024, a Mercadona adquiriu 1.400 milhões de euros em produtos a fornecedores portugueses, o que representa um crescimento de 19% em relação ao ano anterior. Este investimento reflete a aposta num modelo de crescimento sustentável e partilhado, que tem permitido colocar nas mais de 60 lojas da cadeia, em território nacional, produtos de origem portuguesa como legumes, frutas, carne, lácteos, charcutaria tradicional e azeite.
Tal como em anos anteriores, a Mercadona participa no espaço “Portugal Sou Eu”, uma iniciativa do Ministério da Economia que visa a valorização da produção nacional. Desde antes da abertura da sua primeira loja em Portugal, a empresa já apostava em produtos nacionais, com destaque para frutas, legumes e padaria. Nos últimos cinco anos, esta aposta foi sendo reforçada, contribuindo também para a exportação de produtos portugueses além-fronteiras.
Pedro Barraco, Diretor de Cadeia Agroalimentar da Mercadona, destaca que “a Mercadona volta a estar presente na Feira Nacional de Agricultura, que hoje consideramos ser um marco nacional, e que nos ajuda a mostrar aos Chefes (clientes) e à Sociedade o nosso compromisso e aposta com a produção nacional. Nestes últimos cinco anos somámos mais de 4.500 milhões de euros em compras e também temos vindo a consolidar a parceria com os diversos Interfornecedores Especialistas de Norte a Sul de Portugal, e inclusive ilhas.”
Durante o evento, a empresa promove ainda a iniciativa “Cozinha com a Mercadona”, com sessões de showcooking realizadas com receitas criadas em parceria com a Chef Tia Cátia. Estão igualmente previstas degustações de produtos por parte de fornecedores nacionais de carne, queijos e enchidos, cujos artigos estão disponíveis nas lojas da Mercadona em Portugal.