
Decorreu durante a tarde de ontem o I Encontro Anual de Embaixadores de Coimbra, uma sessão enquadrada no primeiro dia do Coimbra Invest Summit (Coimbra IS) 2025.
A reunião juntou pela primeira vez, no Convento São Francisco (CSF), os “embaixadores” de Coimbra, personalidades chamadas pelo atual Executivo a representar a cidade nas suas diversas áreas de atuação, e deu as boas-vindas a três novos embaixadores: Bruno Cavaleiro, Gustavo Amorim e Olga Filipova.
O objetivo principal da reunião, realizada na Sala Almedina do CSF e que contou com a presença de 16 personalidades, passou por recolher os primeiros contributos oficiais dos embaixadores para a cidade de Coimbra.
Resumidos no final da sessão pelo presidente da Câmara Municipal (CM) de Coimbra, José Manuel Silva, estes contributos — que passam por áreas tão diversas como, a título de exemplo, a construção de ciclovias e de mais jardins de infância públicos, de uma aposta estratégica na cidade para o setor das indústrias criativas e para a educação para o desporto — vão ser agora sistematizados e acolhidos pela CM de Coimbra, para reflexo na estratégia futura para a cidade. José Manuel Silva também sublinhou a preocupação de transformar a cidade com um planeamento urbanístico cuidado, lembrando a aquisição de 20 hectares pela CM de Coimbra junto à zona do rio, no Rebolim, cujo aproveitamento deverá ser alvo de reflexão nos próximos anos.
“Para além da sua localização, Coimbra tem pessoas extraordinárias e absolutamente excecionais, aqui representadas nos nossos embaixadores, que têm a força para catapultar Coimbra para o futuro”, afirmou o presidente da CM de Coimbra. “Este encontro concretiza a clara mudança que Coimbra está a viver, assente numa estratégia de desenvolvimento transversal e de projeção internacional, capaz de mobilizar todos os que acreditam no potencial singular e notável do nosso concelho”, acrescentou.
Para proporcionar a informação mais atualizada aos embaixadores da cidade, José Manuel Silva fez, no início da reunião, um resumo dos projetos mais transformadores e em desenvolvimento no concelho, passando por alguns marcos dos últimos anos — desde a recuperação populacional (em 2022 a 2024, o concelho recuperou 5.010 dos 6.383 residentes perdidos entre 2001 e 2021) ao crescimento do número de multinacionais fixadas em Coimbra, com a criação de centenas de postos de trabalho (instalaram-se em Coimbra seis multinacionais nos últimos quatro anos, e outras duas serão anunciadas em breve); do investimento de 1 milhão de euros na expansão do Coimbra iParque (mais 19,2 hectares, correspondendo a 11 novos lotes) ao anúncio da criação de uma zona industrial em Souselas; da instalação do primeiro centro TUMO em Coimbra, em 2024, ao projeto da “alta velocidade” e ao MetroBus.
“Estou convicto de que Coimbra está a caminho de se tornar o concelho com o maior ritmo de desenvolvimento sustentado e sustentável do país”, afirmou o presidente da CM de Coimbra.
José Manuel Silva procedeu ainda à entrega de um Kit Embaixador aos três novos “embaixadores” presentes, que agradeceram o convite para este grupo: Bruno Cavaleiro, vereador de Esch-sur-Alzette (cidade geminada com Coimbra), pelo exemplar percurso ao serviço da comunidade portuguesa no Luxemburgo; Gustavo Amorim, market manager do Grupo Vista Alegre, pelo notável percurso profissional dedicado ao papel primordial da internacionalização de marcas portuguesas, bem como na promoção de Coimbra; e Olga Filipova, representante da comunidade ucraniana em Coimbra, pelo exemplo de integração e participação cívica, tanto pela sua atividade empreendedora, como pelo seu papel ativo na integração da comunidade ucraniana na cidade.
Para além dos novos embaixadores, marcaram presença Catarina Costa, Gonçalo Quadros, Jaqueline Canuto, João Nuno Calvão da Silva, João Farinha, José Alexandre Cunha, José Manuel Diogo, Lídia Pereira (online), Miguel Alves (online), Paulo Barradas Rebelo, Ricardo Castanheira (online), Teresa Mendes e Teresa Almeida Santos.
Os embaixadores assistiram também a uma apresentação sobre o projeto TEF-Health (Testing and Experimentation Facilities for Health), realizada por Joana Seringa, coordenadora do projeto na ULS de Coimbra. Este é um projeto europeu de inovação em saúde, levado a cabo na ULS de Coimbra, que visa acelerar o desenvolvimento, teste e adoção de tecnologias de inteligência artificial e robótica no setor da saúde. Com 51 parceiros de países como Alemanha, França, Suécia, Portugal e Itália, o TEF-Health constitui um ecossistema transnacional de validação em ambiente clínico real, envolvendo hospitais, universidades, centros de investigação e organismos de certificação. O projeto dispõe de um financiamento de 60 milhões de euros (50 % da Comissão Europeia e 50 % dos Estados-Membros) e decorre entre 2023 e 2027.
O encontro contou ainda com momentos informais de almoço e um programa lúdico, após a sessão, de passeio no rio Mondego na típica Barca Serrana.
Com a primeira reunião dos “embaixadores” da cidade, a CM de Coimbra também pretendeu contribuir para reforçar os laços de proximidade com o território, partilhar visões e estratégias assentes na diversidade de perspetivas, apresentar projetos estratégicos, que colocam Coimbra no radar nacional e internacional, definir as bases para uma agenda anual de trabalho que seja coerente, ambiciosa e exequível, assim como dar as boas-vindas aos novos “embaixadores”.
A Rede de Embaixadores de Coimbra foi composta, inicialmente, por 25 membros fundadores. A cerimónia de apresentação da Rede teve lugar no 2º Coimbra Invest Summit, em 2024, no foyer do Convento São Francisco.
A Rede de Embaixadores foi criada com o objetivo de promover o concelho através de personalidades comprometidas e entusiastas da cidade, com visibilidade nas suas áreas de atuação, em Portugal e no mundo. Com a Rede de Embaixadores, pretende-se que cada uma destas personalidades contribua para fortalecer a imagem de Coimbra no país e no mundo, as suas ligações nacionais e internacionais, e aumentar a visibilidade da cidade, destacando os seus atrativos e diferenciadores culturais, económicos e turísticos.
Os “embaixadores” foram convidados a representar Coimbra em diferentes contextos (em diversas atividades e eventos, nas redes sociais e outras presenças online, em representação junto de outras instituições), de acordo com o seu perfil e áreas de atuação. O perfil deste “embaixador” engloba, por exemplo, capacidades e competências como o conhecimento e ligação afetiva à cidade de Coimbra, a comunicação, multidisciplinaridade e a capacidade de networking.