
Atlântico, Mar da Noruega
Julho de 2025
Rumando de Aberdeen na Escócia (que alcançou a 9 de Julho de 2025) para Bodø na Noruega, o NRP Bartolomeu Dias (F33) fragata da classe homónima da Marinha Portuguesa, comandada pelo (OF-4) Capitão-de-fragata Elias Joaquim Véstia Cagarrinho, liderando uma guarnição de 174 militares, cruzou o círculo polar árctico, e, seguindo a tradição naval, teve lugar a pintura da buzina de proa em cor azul (representando o frio) pelo Comandante e pela Praça mais moderna do navio. A mesma tradição aplica-se, usando a cor vermelha (representando o calor), para a passagem da linha do equador. Numa das fotos podemos observar o sobrevoo, pelo bombordo do NRP do Bartolomeu Dias, do helicóptero Westland Lynx Mk95 (19201) aqui afecto à fragata portuguesa.

O NRP Bartolomeu Dias (F333), primeiro navio da classe, originalmente lançado a 16 de Maio de 1992 e que viria a servir como HNLMS Van Nes na Marinha Holandesa, entrou ao serviço da Marinha Portuguesa a 16 de Janeiro de 2009. O NRP D. Francisco de Almeida (F334), segundo navio da classe, originalmente lançado a 26 de Maio de 1993 e que viria a servir como HNLMS Van Galen na Marinha Holandesa, entrou ao serviço da Marinha Portuguesa a 15 de Janeiro de 2010. Visando prolongar o seu serviço até 2035, foi alvo de modernização de meio de vida (“Mid Life Upgrade”, MLU), na Holanda, entre 2018 e 2021.

Tem um comprimento de 122,25m, uma boca máxima de 14,4m, deslocando 3 320 toneladas, com uma velocidade máxima de 20 nós na variante de propulsão diesel (e de 29 nós na variante de turbinas a gás). Está armada com uma peça de artilharia OTO Melara de 76 mm; plataforma Mk 48 VLS com até 16 mísseis Sea Sparrow (curto alcance de defesa anti-aérea); com até 2×4 mísseis Harpoon (longo alcance, anti-navio); com 2×2 tubos lança torpedos MK46; com sistema de defesa antimíssil e superfície, “Close-In Weapons System”, CIWS Goalkeeper, assente num canhão GAU-8 de 30 mm com 7 canos rotativos (“Gatling”); e podendo estar equipada com um helicóptero Westland Lynx Mk95, para o qual possuí hangar e convés de voo.111
O NRP Bartolomeu Dias largou da Base Naval (BNL) de Lisboa a 28 de Abril de 2025, para participar nos exercícios NATO “Neptune Strike 25.1” e “Med Strike 25” (com os “Carrier Strike Groups” (CSG) do Reino Unido e Itália, no Mediterrâneo), ficando depois afecto à força SNMG1 (“Standing NATO Maritime Group 1”). Foi referenciado, em Junho de 2025, junto à Ponte de Øresund, entre a Suécia e a Dinamarca, no Mar Báltico, no contexto da iniciativa “Baltic Sentry 25” de protecção de infra-estruturas críticas. Completando uma missão total de cerca de 4 meses, regressará à BNL a 22 de Agosto de 2025.
O Círculo Polar Árctico corresponde ao paralelo cujo valor angular norte é igual à obliquidade média instantânea da eclíptica terrestre, ou seja, a inclinação do eixo de rotação da Terra em relação ao seu plano orbital. Este círculo geodésico delimita, no hemisfério norte, a zona na qual, pelo menos num dia por ano, o centro do disco solar permanece acima ou abaixo da linha do horizonte durante um período completo de rotação sideral (equivalente a 24 horas terrestres), originando os fenómenos de iluminação contínua (sol da meia-noite) e obscuridade contínua (noite polar).
Tradicionalmente registado como 66° 33′ 44″ N, o Círculo Polar Árctico encontra-se actualmente a 66° 33′ 50,5″ N. Isso deve-se à redução progressiva da obliquidade terrestre, que se traduz num deslocamento médio anual de aproximadamente 14 a 15 metros para norte, aproximando-o do Polo Norte. Esta variação, embora marginal para navegação geral, adquire relevância em contextos de navegação de precisão, levantamentos hidrográficos e afins.
Fotos por Forças Armadas Portuguesas (EMGFA)
Artigo publicado em parceria com “Espada & Escudo”