
Alunos com necessidades educativas especiais estão a beneficiar das Férias de Verão Inclusivas, dinamizadas a partir do CRE – Centro de Recursos Educativos. Este ano, cerca de três dezenas de crianças e jovens de diferentes agrupamentos de escolas do concelho de Vila Nova de Famalicão, estão envolvidas neste programa municipal que decorre até ao final do mês.
Da iniciativa fazem parte várias experiências, especificamente preparadas para estas crianças e jovens, envolvendo técnicos especializados e os equipamentos existentes no CRE. Tudo com o propósito de promover a inclusão, o convívio, o bem-estar e o desenvolvimento pessoal.
O programa é realizado com a colaboração de diferentes serviços da Câmara Municipal, como Divisão de Desporto, Biblioteca Municipal e a rede de Academias Seniores, que dinamizam sessões e partilham experiências, proporcionando visitas e experiências como idas às piscinas municipais, ao recém-inaugurado Parque Aquático Infantil de Oliveira de São Mateus, à praia ou a espetáculos na Casa das Artes.
Durante estas semanas, os participantes vão desfrutar de atividades de musicoterapia, workshops de culinária, sessões de yoga, entre outras propostas que combinam lazer, aprendizagem e inclusão.
Estas férias são «um espaço de partilha, descoberta e alegria, que valorizam cada criança e jovem pela sua singularidade; ao mesmo tempo permitem aos pais e encarregados de educação manter a sua atividade na interrupção letiva», salienta o presidente de Câmara Municipal, Mário Passos.