Os Nacionais de Clubes ao ar livre, este sábado e domingo, em Leiria, prometem luta renhida entre Benfica (14 vezes consecutivas campeão) e Sporting, eterno rival, que em 2022 terminou com a mesma pontuação (147) dos encarnados, tudo se decidindo pelo número de títulos individuais.

No ano passado, apenas um ponto separou as duas equipas do título.

Trata-se por isso de um duelo extremamente competitivo, com a presença de muitos dos melhores atletas nacionais e alguns de craveira internacional.

Sendo os dois clubes os que apresentam argumentos mais fortes na luta pelo título, fica em aberto o terceiro lugar do pódio, que nos dois últimos anos foi ocupado pelo Jardim da Serra.

Fazem ainda parte da 1.ª Divisão masculina as equipas do Vidigalense, Maia e Estreito, que garantiram esse direto na final do ano passado, e ainda os dois primeiros classificados da 2.ª Divisão de 2024, o AC Póvoa de Varzim e o CA Seia.

Já na competição feminina, o título está escancarado para o Sporting, dado que o Benfica não vai comparecer no evento.

Os leões procuram o seu 55.º título nacional e o 15.º consecutivo, tendo como principais adversários as equipas do Estreito, Sporting Braga e Vidigalense, que podem repetir os pódios de outras edições.

Grecas, Água de Pena, Jardim da Serra e AC Póvoa de Varzim completam a lista de clubes participantes na final feminina.

As provas da 1.ª Divisão terão o seu início às 17h30 de sábado e às 15h00 de domingo.