A noite de 1 de agosto, promete ser memorável, na Póvoa de Lanhoso. Depois do sucesso registado na edição de 2024, está de regresso a iniciativa “As Bandas Convidam”, desta vez, com Os Pêgas.

Numa altura do ano em que são inúmeros os Povoenses que regressam à sua terra natal, este é um dos momentos mais aguardados da programação de Verão “Póvoa em Festa”.

 

O espetáculo, com entrada livre, tem o início previsto às 21h30. O Anfiteatro do Pontido voltará a encher-se dos sons das duas Bandas Filarmónicas da Póvoa de Lanhoso em harmonia com os ritmos populares e tradicionais de Os Pêgas, a banda povoense recentemente distinguida com dois prémios na 13ª edição dos International Portuguese Music Awards (IPMA).

Em palco, juntamente com os elementos de Os Pêgas, estará cerca de uma centena de músicos da Banda Musical de Calvos e da Banda de Música dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso, e todos prometem uma noite cheia de alegria e animação para receber quem se dirigir ao Parque do Pontido.

Em 2024, uma multidão escutou estas mesmas duas Bandas Filarmónicas Povoenses, numa atuação inédita com o conhecido artista Zé Amaro, apresentando, em conjunto, músicas de Abril, numa iniciativa inserida nas comemorações dos 50 anos do Dia da Liberdade.

Essa foi também a primeira vez, em mais de 100 anos de existência, que a Banda Musical de Calvos (fundada em 1842) e a Banda dos Bombeiros Voluntários da Póvoa de Lanhoso (fundada em 1896) atuaram em conjunto.

A programação “Póvoa em Festa” decorre até ao próximo dia 24 de agosto, apresentando ainda, no dia 8 de agosto, a iniciativa Sentir Póvoa, com a participação de Cuca Roseta, e, nos dias 14 e 15 de agosto, o XXVIII Festival de Folclore Professor Gonçalo Sampaio, para além de muitas outras propostas de participação gratuita.