
A cidade de Anadia é palco esta sexta-feira, 30 de maio, da chegada da 1ª etapa do 45º Grande Prémio ABIMOTA em ciclismo.
A competição será disputada em três etapas, numa extensão total de 472 quilómetros.
O Grande Prémio ABIMOTA é uma das provas mais antigas do calendário velocipédico nacional e uma das mais carismáticas.
Este ano vai para a estrada entre os dias 30 de maio e 1 de junho. A prova é direcionada a corredores das classes Elite e Sub-23.
O pelotão conta com 120 atletas inscritos, em representação de 17 equipas: Anicolor-Tien 21, AP Hotels & Resorts/Tavira/SC Farense, Aviludo/Louletano/Loulé, Credibom-LA Alumínios-Marcos Car, EFAPEL Cycling, Feirense-Beeceler, GI Group Holdfind/Simoldes/UDO, Rádio Popular/Paredes/Boavista, Tavfer/Ovos Matinados/Mortágua, Maia/Earth Consulters, Óbidos Cycling Team, Porminho Team Sub 23, Santa Maria da Feira/Moreira/Bolflex/E Leclerc, Soma Group, Maxge-Ambilamp, Lasal Cocinas – Craega e Tecnosylva Maglia Rower Bembirre.
A primeira etapa, no dia 30 de maio, liga Proença-a-Nova e Anadia, numa extensão de 186 km, com partida às 12h30 e chegada prevista para as 17h00, no Vale Santo, em Anadia. No concelho de Anadia o pelotão irá passar pelas localidades de Algeriz, Vale da Mó, Ferreiros, Moita, terminando em Anadia.
No dia 31 de maio, realiza-se uma etapa circular de 156 kms em Vouzela. No domingo, a etapa final terá uma extensão de 130 kms, ligando a Praia da Vagueira a Águeda, com passagens pela Palhaça, Malaposta e Belazaima do Chão, com chegada prevista para as 15h40.