A comunidade educativa de Borba reuniu-se no auditório do Agrupamento de Escolas para a apresentação do livro e do filme de animação «Viagem pela Vinha e Vinho de Borba», um projecto que envolveu alunos do pré-escolar ao 9.º ano de escolaridade e que se insere no Programa Intermunicipal de Promoção do Sucesso Escolar, com ligação à programação da iniciativa “Cidade do Vinho 2025”.

«Este é um projecto que está relacionado com a nossa candidatura à Cidade do Vinho e com o nosso plano de promoção do sucesso escolar. Há aqui uma união de interesses e de esforços que resultou neste trabalho», afirmou Sofia Dias, vereadora da Câmara Municipal de Borba com o pelouro da Educação. A autarca destacou ainda o envolvimento dos alunos de todos os ciclos de ensino, que participaram de formas diversas, desde a escrita à ilustração e à produção do filme.

Através deste projecto, os alunos foram convidados a refletir sobre a vinha e o vinho como elementos centrais da identidade local. «Falamos de sustentabilidade, de poupança de água, das nossas tradições, da festa da vinha e do vinho. Abordámos todas as temáticas, desde a plantação à produção, passando pelo trabalho agrícola e pelas celebrações à volta do vinho», explicou Sofia Dias, sublinhando que os alunos só agora tiveram contacto com o resultado final. «Vai ser interessante ver as suas expressões quando se virem representados no livro e no filme.»

Para Agnelo Baltazar, diretor do Agrupamento de Escolas de Borba, o projecto surge em articulação com o plano estratégico da escola. «Foi uma parceria em boa hora. Este trabalho veio complementar o funcionamento do segundo e terceiro ciclos em oficinas, com uma abordagem curricular integrada. A proposta foi acolhida pelo Conselho Pedagógico por reconhecer na vinha e no vinho uma atividade central para o concelho», referiu.

O diretor considera que este tipo de iniciativas contribui para uma maior identificação dos alunos com o território. «Desde que diminuiu a exploração do mármore, a vinha manteve-se como uma atividade importante. É essencial que os nossos alunos se identifiquem com esta realidade», afirmou, acrescentando que o projecto permitiu integrar diferentes competências e níveis de escolaridade. «Cada grupo participou de acordo com a sua faixa etária e as suas capacidades. É um marco do ano letivo e será seguramente recordado pelos alunos.»

O livro e o filme foram desenvolvidos no âmbito do serviço educativo “Fábrica de Histórias”, da empresa Cabeçudos, com direção artística de Rui Andrade, que coordenou o processo criativo com a comunidade escolar. «O mais importante neste projecto foi a mensagem. A vinha e o vinho são fundamentais para esta comunidade. Trabalhámos na escola, nas vinhas e nas adegas, com o envolvimento dos professores e dos funcionários, porque o projecto exigiu adaptações curriculares ao longo do ano», explicou.

O editor destacou o impacto da iniciativa nos alunos. «Eles são autores de uma obra. O nome deles está lá. Isso transforma a experiência e cria uma ligação duradoura. É algo que não vão esquecer.»

A obra agora apresentada resulta de um trabalho conjunto entre o município, o agrupamento de escolas, as adegas locais e os parceiros da “Cidade do Vinho 2025”, com o objetivo de promover o território da Serra d’Ossa e de reforçar as competências educativas dos alunos através da cultura e da valorização das tradições locais.