
Está com dor de dentes e não sabe bem o motivo? A verdade é que pode estar a cometer um erro surpreendente na sua saúde oral que o deixa assim. O melhor é ter atenção e evitá-lo de forma a conseguir proteger melhor os seus dentes.
Certamente que conhece e faz o básico quando se trata da sua saúde oral, como é o caso de lavar os dentes, pelo menos, duas vezes por dia. Por outro lado, é ainda importante passar o fio dentário e ainda raspar ou limpar a língua com a escova. Podia achar que este poderia estar um passo que estaria a negligenciar e o responsável por este problema, mas está enganado.
Segundo o 'website' HealthDigest, em causa está o uso excessivo de alguns tipos de elixir oral. Podem ser usados para ajudar a manter o hálito fresco, mas a verdade é que podem acabar por estar na origem da dor de dentes.
Alguns destes líquidos acabam por ser bastante ácidos e desgastar o esmalte dos dentes ao longo do tempo. Assim, poderá expor a dentina e deixar os dentes mais sensíveis e com dores frequentes.
O esmalte torna-se mais fino e acaba por ficar mais propenso à sensibilidade dentária. Existem versões de elixir que diminuem o pH da boca, que poderá ficar quase tão ácida como vinagre.
O facto de escovar os dentes com muita força, ranger os dentes ou usar produtos que deixam os dentes mais brancos, podem ser outros dos motivos para ficar com os dentes mais sensíveis.
Já o uso de elixir à base de álcool é algo que se torna bastante comum. Podem estar a afetar o equilíbrio saudável das bactérias e interferir com o produção de saliva, o que deixa os dentes mais suscetíveis a cáries.
Além do álcool, também existem alguns destes produtos que juntam peróxido, que pode aumentar a sensibilidade dentária. Tenha ainda atenção se contêm clorexidina e cloreto de cetilpiridínio. São mais dois ingredientes que acabam por irritar os dentes e deixá-los mais sensíveis.
Mais um erro ao escovar os dentes
Existe mais um erro que muitos cometem e que pode afetar a saúde oral no futuro. "O erro mais comum ao escovar os dentes é escovar com muita força", revela à revista Parade o dentista Fadi Swaida. Refere que existe a crença de que se escovar com mais força os dentes ficam mais limpos.
"Quando escovar de forma agressiva acaba porfazer uma escovagem rápida que não cobre todos os dentes, as gengivas e a língua", continua. O problema é pior quando usa uma escova mais dura.
"As pessoas pensam que estão a limpar da melhor forma, mas ao mesmo tempo não se apercebem de que isso pode gradualmente causar danos significativos no esmalte e nas gengivas."
Poderá fazer com que as gengivas sangrem, com que tenha mais pontos sem serem escovados e com que venha a ter mais cáries no futuro. Assim, é preciso ter mais atenção.