
A pera e a maçã são duas das frutas mais comuns. Encontra-as durante o ano inteiro e são bastante versáteis. Tanto são saudáveis quando comidas por si só, como podem ser usadas em diversas receitas. Ainda assim, qual é que tem mais fibras, vitaminas e proteínas?
A dietista Natalie Rizzo revelou ao Today as vantagens de cada uma das opções e quais os benefícios que pode receber, desde a melhoria da saúde intestinal, a melhora da sua saúde cardíaca e não só.
Começou por fazer uma espécie de raio-x de cada uma das frutas. Em relação a uma maçã média, diz que tem 95 calorias, 0,5 gramas de proteína, zero gramas de gordura, 25 gramas de carboidratos e 4 gramas de fibra.
Já em relação à pera, tem 101 calorias, 0,6 gramas de proteína, zero gramas de gordura, 27 gramas de carboidratos e 6 de fibra.
No caso da fibra, como podemos comparar as duas frutas?
"As fibras não só contribuem para a saúde intestinal e mantêm o trânsito intestinal regular, como também trazem benefícios para a saúde do coração e para o controle do açúcar no sangue", começa por dizer.
Diz que com 4 gramas de fibra, a maçã é uma fonte sólida de fibra. Contudo, a pera é ainda mais rica. Assim, só uma pera pode dar-lhe 20% do valor diário de fibras recomendado. "Muitas pessoas gostam de peras porque são doces e macias, mas não percebem que também são ricas em fibras."
E no diz respeito à proteína, qual é a fruta vencedora?
Por norma, é recomendado que consuma entre 20 a 40 gramas de proteína por refeição. A verdade é que as frutas não são abundantes a este nível. "As maçãs e as peras são perfeitas para acompanhar uma fonte de proteína e gordura saudável para o coração, como queijo, nozes, manteiga de amêndoa ou homus. A doçura natural e as fibras saudáveis para o intestino que estão presentes complementam na perfeição a proteína e a gordura de uma mão cheia de frutos secos."
Desta forma, se o fizer assim, acaba por ter um lanche bem mais equilibrado do que apenas com fibra da fruta.
E em relação a outros nutrientes?
Explica que as duas são ótimas fontes de nutrientes adicionais, como vitaminas, minerais e antioxidantes. "Uma maçã contém cerca de 11% da vitamina C diária, enquanto que as peras fornecem cerca de 10% por fruta. Ambas contêm os compostos antioxidantes que contribuem para a saúde dos olhos." Diz ainda que as duas são boas fontes de potássio, que desempenha um papel fundamental a regular a pressão arterial e a saúde cardíaca.
Por outro lado, as maçãs conseguem ter cerca de o dobro da vitamina A das peras. Ainda assim, as peras são ricas em cobre, vitamina K e ácido fólico.
Assim, há alguma que seja melhor?
"Considerando as semelhanças e as diferenças nutricionais, tanto as maçãs quanto as peras são fontes saudáveis e doces de fibras, vitaminas e minerais. Ambas as frutas estão na lista das frutas mais saudáveis que pode consumir", revela a especialista.
Contudo, diz que as peras acabam por se destacar devido à fibra, "um nutriente que a maioria de nós simplesmente não consome o suficiente". Sugere que se costuma comer maçãs, troque por uma pera de vez em quando.