Val Kilmer, ator de extremo sucesso norte-americano, morreu nesta terça-feira, 1 de abril, aos 65 anos. A trágica notícia foi avançada pelo The New York Times, órgão de comunicação ao qual a filha do astro do cinema, Mercedes Kilmer, apontou uma pneumonia como causa da morte.

O ator, que nasceu a 31 de dezembro de 1959 em Los Angeles, foi um grandes nomes de Hollywood, sobretudo na década de 1990. Estreou-se em 1984, em Top Secret, e alcançou o estrelado com o filme Top Gun, ao lado de Tom Cruise, ao interpretar o piloto Tom 'Iceman' Kazansky.

Com The Doors, em 1991, Val Kilmer 'vestiu a pele' de Jim Morrison e quatro anos depois contracenou em Heat, com Al Pacino e Robert De Niro. Foi ainda o substituto, na terceira parte da saga Batman, em Batman Forever, de Michael Keaton.

Lembra-se de Luigi Mangione? Ministério Público está a pedir pena de morte para o jovem de 26 anos


Na sua vida privada, relacionou-se com Joanne Whalley, com quem teve dois filhos antes de se divorciar; namorou posteriormente com a cantora Cher e com a modelo Cindy Crawford. Em 2014, foi diagnosticado com cancro na garganta, tendo sido, inclusive, submetido a tratamentos de radiação e quimioterapia.

Recorde-se ainda que, segundo nota a SIC Notícias, Val Kilmer chegou a ser nomeado várias vezes como o 'Pior Ator' nos prémios Razzie, que assinalam precisamente o lado menos bom do cinema. Em 1997, foi apelidado como um dos "meninos maus de Hollywood" pelo Chicago Tribune e como o "homem que Hollywood adora odiar", pela revista Entertainment Weekly.

Percorra a galeria acima e veja algumas das imagens do ator ao longo dos anos!