Numa semana marcada pelas tarifas de Trump e a cascata de consequências que se espera a partir daí, há uma luz ao fundo do túnel no contexto da economia nacional e que passa pelo futuro da Inapa. Conheça os protagonistas que marcaram a semana.
Start Campus inaugura primeiro edifício do data center, em Sines. Lá fora, a Comissão Europeia negocia com Washington as tarifas alfandegárias anunciadas por Trump.
Procedimentos de recrutamento de trabalhadores para a área de veículos tem-se revelado insuficiente para suprir as necessidades, justifica o Ministério das Infraestruturas.
Contribuintes que queiram beneficiar do IRS Jovem têm de o indicar no Modelo 3, pelo que não podem optar pela declaração automática. Regime a aplicar ainda é o desenhado por Governo anterior.
PT2020 financiou 10,75 milhões de euros da renovação da frota da TTSL e estações de carregamento, um valor revisto em alta. Agora o PT2030 apoia com mais 16,37 milhões e entram as baterias dos navios.
A América do Norte é um dos principais mercados da Stellantis, onde em 2024 alcançou um volume de negócios acumulado de 63,5 mil milhões de euros divididos entre EUA, México e Canadá e entregou 1,4 milhões de veículos.
Donald Trump impôs tarifas de 50% ao Lesoto e ao pequeno arquipélago de São Pedro e Miquelão, desafiando a sobrevivência económica de nações já em crise. Mas as incongruências não se ficam por aqui.
Onda protecionista criada pelos EUA deverá afetar todos os setores e penalizar as exportações de mais de cinco mil milhões para o país. Setores mais expostos forçados a procurar novos mercados.
Comprar casa enquanto jovem pode parecer um desafio, mas não é uma tarefa impossível. Com os apoios adequados, uma estratégia financeira sólida e o crédito habitação apropriado, este objetivo pode ser concretizado.
Supremo Tribunal Administrativo impõe regras para quem quer beneficiar de IVA reduzido. Regra vigora a partir de agora. AT pode tentar rever processos antigos.
O primeiro edifício do Sines DC, o SIN01, projeto ambicioso da Start Campus que promete transformar Sines num polo europeu de inovação tecnológico, é hoje inaugurado.
Esta sexta-feira está nas bancas de todo o país a edição semanal do Jornal Económico. Leia tudo na plataforma JE Leitor. Aproveite as nossas ofertas para assinar o JE e apoie o jornalismo independente.
Lisboa, 04 abr 2025 (Lusa) - A Comissão Europeia inicia hoje negociações com Washington sobre as tarifas alfandegárias que os Estados Unidos vão aplicar sobre importações de produtos da União Europeia (UE).
Como funcionam as tarifas anunciadas? Por que motivo quer o presidente dos EUA aplicá-las? De que forma vai ser afetada a economia global? E em Portugal, o que podemos esperar? As perguntas e respostas sobre a medida de Donald Trump que acordou o mundo.
Washington, 04 abr 2025 (Lusa) -- Os pinguins tornaram-se símbolos improváveis do absurdo da guerra comercial global lançada por Donald Trump, após o executivo norte-americano ter anunciado um imposto alfandegário de 10% sobre todos os produtos importados das Ilhas Heard e McDonald.
Lisboa, 04 abr 2025 (Lusa) - Mais de um terço dos empregos em Portugal tem uma "baixa exposição" aos efeitos da automação, mas 28,8% correm "sérios riscos" de desaparecer, conclui um estudo da Fundação Francisco Manuel dos Santos (FFMS), hoje divulgado.
Os efeitos da política tarifária implementada por Donald Trump são maioritariamente adversos, tanto a curto como a longo prazo. Mesmo nos EUA. Leia o ensaio do professor da FEP, Óscar Afonso.
Estudo da FFMS estima que 29% dos empregos portugueses têm alta exposição aos efeitos destrutivos (automação) e baixa exposição a efeitos transformativos da tecnologia. Estão em risco de "colapso".
Nova Iorque, 03 abr 2025 (Lusa) - Wall Street fechou hoje em acentuada baixa, no dia seguinte a Donald Trump anunciar uma forte ofensiva comercial, que faz recear pela economia dos EUA, com o S&P500 e o Nasdaq a viverem as piores baixas em cinco anos.
Washington, 03 abr 2025 (Lusa) - A Casa Branca demitiu três funcionários do Conselho de Segurança Nacional (NSC, no original), que está na origem do "Signalgate", que envolveu a partilha de informações sobre uma ofensiva no Iémen através de uma aplicação de mensagens, segundo a imprensa.
O presidente da Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP) afirmou hoje que as tarifas anunciadas pelo Presidente dos EUA são "um retrocesso" para a evolução económica internacional.
Numa convocatória, acompanhada das respetivas propostas, publicada pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a Sonae disse que irá propor aos acionistas que os resultados de 2024 fossem divididos por 88,2 milhões de euros de dividendos e 4,6 milhões de euros de reserva legal.