
A Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANPG) informa que foi registado o desaparecimento de uma pessoa, na sequência do incidente ocorrido nesta Terça-feira, 20, na plataforma Benguela Belize Lobito Tomboco (BBLT).
Segundo uma nota da ANPG, as entidades governamentais e a CABGOC, subsidiária da Chevron, continuam a trabalhar em estreita colaboração mobilizando recursos para conduzir operações de busca e salvamento.
“A segurança e o bem-estar da força de trabalho continuam a ser prioridade. A CABGOC está a colaborar com as empresas contratadas para providenciar apoio às pessoas afectadas e às suas famílias”, lê-se na nota.
Recorde-se que do incidente, confirmou a concessionária nacional, 17 indivíduos sofreram ferimentos dos quais quatro em estado grave, estando todos já em terra e a receber os devidos cuidados médicos.
A ANPG assegura que a causa do incidente está actualmente a ser investigada, e acrescenta que o facto ocorreu num momento em que a instalação BBLT estava a ser submetida a uma manutenção anual, no âmbito de uma actividade de paragem programada, estando toda a produção no local encerrada desde o dia 1 de Maio de 2025.
Segundo a ANPG, o CABGOC respondeu imediatamente e extinguiu o incêndio com sucesso, tendo sido activados todos os protocolos para implementar procedimentos de resposta de emergência e notificar as autoridades relevantes.
“As principais prioridades do Ministério do Ministério dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, da concessionária nacional e da operadora são garantir a segurança de todo o pessoal, garantir o melhor acompanhamento aos feridos e determinar a causa raiz do incidente”, diz o documento.