No mesmo Conselho de Ministro em que foi aprovada a privatização da TAP, o Governo alterou a forma como a empresa tem sido gerida, atualmente com os cargos de presidente do conselho de administração e de presidente da comissão executiva a serem assumidos pelo mesmo administrador, Luís Rodrigues. Vai voltar a haver presidente do conselho de administração e o nome escolhido para o cargo foi Carlos Oliveira, secretário de Estado do Empreendedorismo, Competitividade e Inovação do Governo PSD/CDS de Pedro Passos Coelho.

Luís Rodrigues e a comissão executiva que lidera vão ter os mandatos renovados, foi também decidido na reunião desta quinta-feira. O mandato da atual equipa tinha terminado em dezembro de 2024. À frente da TAP desde abril de 2023, Luís Rodrigues chegou vindo da companhia de aviação açoriana SATA para substituir Christine Ourmières-Widener e terminou o ano com um lucro recorde de 177,3 milhões de euros.

Licenciado em Engenharia de Sistemas pela Universidade do Minho, Carlos Oliveira foi fundador da MobiComp, que vendeu à Microsoft em 2008. Pedro Passos Coelho convidou-o para secretário de Estado do Empreendedorismo, Competitividade e Inovação. Foi também conselheiro do Conselho Europeu de Inovação, entre 2016 e 2021, onde foi o único representante português.