
Uma cadela que vive em Portugal terá estado temporariamente perdida no Aeroporto Internacional de São Paulo, no Brasil. A tutora denuncia que a caixa de transporte de Esperança foi entregue vazia e danificada e acusa a TAP de negligência.
De acordo com o g1, Esperança viajava de Portugal para São Paulo com Alexia, uma amiga da tutora, para ser entregue à mãe da tutora.
Segundo a responsável pela cadela, Jaqueline Ramos, os processos de documentação, pesagem e raio-x correram bem. O problema terá começado durante a colocação da cadela na caixa de transporte, ainda em Portugal.
Em declarações ao g1, a tutora conta que um dos funcionários garantiu que fecharia a caixa de transporte com as abraçadeiras de plástico. Apesar de mostrar dificuldades em trancar a porta, garantiu que estava bem fechada e pediu a Jaqueline que se retirasse.
Já em território brasileiro, Alexia ligou para Jaqueline a informar que Esperança tinha desaparecido no aeroporto, acusando os funcionários da TAP e do aeroporto de São Paulo de nada terem feito para a ajudar.
"Fui buscar a cadela e vi a caixa vazia. Quando falei com um funcionário ele virou costas. Ninguém foi atrás dela (...). Olhou para mim e disse que a cadela abriu a caixa sozinha", contou ao g1.
Foi a mãe da tutora, Miriam Áurea - que aguardava a chegada da cadela fora do terminal - que procurou Esperança.
"Imediatamente viu a cadela a correr fora do terminal e a ser expulsa por alguns funcionários, que tentavam colocá-la fora do aeroporto. A minha mãe gritou e ela reconheceu a voz", descreve Jaqueline.
A tutora relata ao mesmo jornal brasileiro que a transportadora estava vazia e partida quando foi entregue à amiga.
Segundo o g1, Jaqueline descreve o incidente como devastador e angustiante: "Quando soube que a Esperança estava perdida, o sentimento de desamparo foi avassalador".
A SIC contactou a TAP para tentar obter esclarecimentos, mas, até ao momento, não obteve resposta.