O terceiro e último dia do Shakedown de MotoGP no Circuito Internacional de Sepang terminou com Fabio Quartararo como o piloto mais rápido. Depois de Álex Rins ter sido o mais veloz no segundo dia, a Yamaha voltou a destacar-se nesta sessão final, confirmando o potencial da nova M1 antes dos testes oficiais de pré-temporada.

Desde o início da sessão, Jack Miller, agora ao serviço da Pramac Yamaha, assumiu a liderança com um tempo de 1m58.103s. Contudo, na última hora do dia, Quartararo conseguiu melhorar essa marca e tornou-se no primeiro piloto a baixar da barreira de 1m57s, assegurando a melhor volta do Shakedown.

A classificação final do dia colocou Quartararo no topo, seguido por Jack Miller, Aleix Espargaró (Honda), Ai Ogura (Aprilia) e Pol Espargaró (KTM). A variedade de fabricantes nos primeiros lugares destaca o equilíbrio da grelha nesta fase inicial da temporada.

Graças ao sistema de concessões, a Yamaha e a Honda puderam contar com os seus pilotos oficiais durante estes dias de testes. A marca japonesa colocou em pista Quartararo, Rins, Miller, Miguel Oliveira e Augusto Fernández, enquanto a Honda teve Luca Marini, Joan Mir, Johann Zarco, Somkiat Chantra, Aleix Espargaró e Takaaki Nakagami.

No lado da Ducati, Michele Pirro e o estreante Fermín Aldeguer estiveram encarregues das voltas de desenvolvimento, enquanto a KTM contou com Dani Pedrosa e Pol Espargaró. A Aprilia, por sua vez, confiou os seus testes a Lorenzo Savadori e Ai Ogura, com este último a impressionar ao realizar simulações de corrida prolongadas.

Um dos pontos de maior interesse foi o trabalho da Yamaha no desenvolvimento do seu novo motor V4, uma aposta para 2025 que poderá redefinir a competitividade da marca. Também a Honda apresentou a sua renovada RC213V, a primeira moto da era pós-Repsol, num claro sinal de reformulação do projeto.

Enquanto alguns pilotos se concentraram em voltas rápidas, outros aproveitaram para testar o ritmo de corrida. A ameaça de chuva no final da sessão fez com que as equipas acelerassem os seus programas, garantindo o máximo de dados antes do início da pré-temporada oficial.

Com o Shakedown concluído, todas as atenções voltam-se agora para os testes de pré-temporada, que decorrem entre 5 e 7 de fevereiro, novamente em Sepang. Com a grelha completa em pista, será possível ter uma visão mais clara do verdadeiro potencial de cada equipa antes do arranque do campeonato de 2025.