
Os Oklahoma City Thunder venceram os Minnesota Timberwolves, por 114-88, no primeiro jogo das finais da Conferência Oeste da NBA.
Depois de sobreviverem a uma série de sete jogos contra o Denver Nuggets de Nikola Jokic, os Thunder pareciam acusar o cansaço, mas a adrenalina competitiva falou mais alto. Shai Gilgeous-Alexander voltou a estar no centro das atenções devido à sua capacidade de provocar faltas e converter lances livres (11/14).
Shai marcou 20 dos seus 31 pontos na segunda parte, liderando o conjunto de Oklahoma, primeiro cabeça-de-série, à vitória no jogo de abertura das finais da Conferência Oeste.
Shai, finalista ao prémio de MVP, ainda contribuiu com nove assistências, convertendo 8 em 14 lançamentos de campo após o intervalo. Julius Randle anotou 28 pontos para os Timberwolves, mas apenas oito na segunda metade do encontro. Anthony Edwards, que chegou a esta fase com uma média de 26,5 pontos por jogo nos play-offs, ficou-se pelos 18 pontos, com uma eficácia de 5/13 nos lançamentos de campo.
Os Thunder superaram os Wolves por 32-18 no terceiro período, entrando no quarto período a vencer por 76-66. Um afundanço espetacular de Holmgren colocou os Thunder na frente por 86-75, levando o público ao rubro. Shai soube aproveitar ao máximo o critério dos árbitros, provocando faltas com quedas teatrais. O base aumentou a vantagem para 91-77 a sete minutos do fim.