
Mateus Fernandes foi promovido a capitão da Seleção Sub-21 e assumiu a nova responsabilidade na antevisão ao encontro frente ao Azerbaijão, marcado para esta sexta-feira, em Barcelos, a contar para a qualificação do Europeu de 2027.
O médio do West Ham sublinhou a importância do momento: «Posso revelar que sou um dos capitães, tenho uma nova responsabilidade que aceitei com muito agrado. É algo que tenho vindo a trabalhar, é importante termos líderes nas equipas. É importante o balneário ter lideres. Em todos os balneários por que passei, tentei estar perto dos capitães. São pessoas que acabam por estabilizar as oscilações do grupo, a nível emocional e dentro do campo.»
«A equipa é completamente diferente de há dois anos. A malta que está cá há mais tempo tem de ajudar os mais novos, que chegam para acrescentar qualidade à seleção», realçou, em conferência de imprensa. «Representar a Seleção é algo único, independentemente do escalão. É algo com que qualquer criança sonha. Para quem está lá fora é um momento para aproveitar melhor que está fora do campo, a comida, o falar português, é tudo mais sentido.»
Quanto ao jogo com o Azerbaijão, Mateus Fernandes alertou para a necessidade de inteligência competitiva: «Sabemos os momentos em que podemos ser mais intensos e onde estão os buracos. Temos qualidade suficiente para encontrar esses espaços. Estamos confiantes e com muita vontade de vencer. Vamos ter um adversário agressivo, mas somos Portugal e acreditamos no que podemos fazer.»