No futebol tudo pode acontecer ou mudar rapidamente e Nick Woltemade exemplifica isso mesmo. O avançado alemão, de 23 anos, custou cerca de 85 milhões de euros ao Newcastle, adversário do Benfica na fase de liga da UEFA Champions League. É a contratação mais cara da história dos magpies, sendo que, há um ano, trocou o Werder Bremen pelo Estugarda... a custo zero. 

Nick Woltemade nasceu a 14 de fevereiro de 2002, em Bremen. Foi no Werder Bremen que fez grande parte do seu processo de formação. Em 2018/2019, ao serviço dos sub-17, destacou-se com 18 golos e oito assistências em 24 jogos. A estreia na equipa principal aconteceu no 1 de fevereiro de 2020, com 17 anos, quando foi titular na derrota frente ao Augsburgo, por 1-2, na 20.ª jornada da Bundesliga. Apesar de um início promissor, foi utilizado em apenas mais cinco jogos da equipa principal nessa época. A sua evolução foi prejudicada em grande parte pela lesão grave – rutura de ligamentos –, que sofreu em 2020/2021. 

O internacional alemão foi cedido em 2022/2023 ao Elversberg e fez 10 golos e cinco assistências em 32 encontros, o que lhe valeu o regresso ao Werder Bremen na temporada seguinte, em que registou dois tentos em 30 partidas. 

No verão de 2024, o Estugarda aproveitou e contratou Woltemade a custo zero e a aposta valeu a pena. Foram 17 golos e três assistências em 33 jogos. O Bayern chegou a ser apontado como possível destino, mas foi o Newcastle a garantir o atacante.  

Nick Woltemade é um jogador diferente em termos de perfil. Com uns impressionantes 1,98 metros de altura, o jogador germânico destaca-se também pela mobilidade, técnica e agilidade, tendo um perfil difícil de encontrar no chamado futebol moderno.  

Esta época, Woltemade terá a oportunidade de jogar a Premier League e a UEFA Champions League. É ainda a primeira experiência do avançado alemão fora da Alemanha.