
A Biblioteca Municipal do Funchal acolhe, na próxima sexta-feira, 18 de julho, pelas 18 horas, a cerimónia do lançamento do Vol. 6 da antologia “Alma Latina”, coordenado por José Maria Ramada.
Alma Latina, conforme explica a autarquia, em nota à imprensa, é uma obra coletiva de autores de língua Latina no mundo. Ao longo das 6 edições já contou com mais de 300 participantes de mais de 30 países de todos os continentes.
O volume 6 desta obra reúne 96 Participantes (de origem latina), nascidos ou a residir nos seguintes 19 países e regiões autónomas: Angola; Brasil; Chile; Colômbia; Cuba; Espanha; França; Galiza / Espanha; Honduras; Ilha Sin Maarten, Caraíbas; Itália; México: Moçambique; Perú; Portugal; R. A. Madeira - Portugal; Roménia; EU Estados Unidos, Suíça e Moldávia. A obra está escrita nas seguintes línguas: Espanhola/Castelhana; Galega; Francesa; Italiana; Mirandesa; Portuguesa (de Portugal e do Brasil); Romena e apresenta mais de 300 páginas. CMF
Ao longo das seis edições de "Alma Latina", o que se tem observado é a formação de uma verdadeira tapeçaria de expressões, ou um "patchwork" – no sentido literal de um trabalho construído a partir de múltiplos retalhos. Longe de qualquer conotação negativa, esta abordagem coletiva e audaciosa assemelha-se, surpreendentemente, ao jazz. Tal como no jazz, onde a execução conjunta e contrapontística cria contrastes harmoniosos e complementares, e onde as melodias são moldadas pela interpretação singular de cada músico, aqui cada participante contribuiu com a sua visão individual.
Nesta obra, cada criador – um ser humano sensível – teve a liberdade de expressar a sua singularidade. Sem uma temática imposta, o foco recaiu na celebração da diversidade e harmonia do conjunto, unidas por uma base comum: as línguas de origem latina.
José Maria Ramada coordenador desta obra, nasceu em Medelo, Fafe (1958) onde viveu toda a sua infância. Emigrou para a Suíça em 1981 para trabalhar na restauração, onde as portas se lhe abriram e pôde tirar o curso de chefe de cozinha e, posteriormente, o de formador, cursos que até hoje abraça com toda a motivação e dedicação. Regressou a Portugal em 1998. Vive atualmente na Madeira e continua a trabalhar no mesmo ramo, considerando-se um nómada. Colabora assiduamente com a imprensa local, regional e imprensa ligada à diáspora. É o coordenador das seis edições da antologia Alma Latina, editadas anualmente desde 2020. Publicou 6 livros e participou, em coautoria, em mais de quatro dezenas de antologias poéticas e de contos no mundo lusófono. Tem igualmente participação em saraus culturais de leitura e poesia, e em diversas palestras sobre o meio ambiente, voluntariado e escutismo. O seu mais recente desafio na sua atividade profissional é a edição de livros de outros autores, através de JMR/Mundo Latino.