'Caminhos Globais. Portugueses que Fazem a Diferença Pelo Mundo' é o novo livro da madeirense Marta Henriques Pereira, editado pela Casa das Letras. A apresentação da obra está agendada para dia 17 de Julho, pelas 18h30 na livraria Bertrand, no Funchal, com a apresentação a cargo da secretária regional da Inclusão,Trabalho e Juventude Paula Margarido.

O livro, que conta com o prefácio de António Vitorino, pretende ser um essencial para quem faz ou quer fazer carreira internacional e, com talento e determinação, deixar a marca de Portugal no mundo.

Em nota enviada é explicado que as "carreiras internacionais são um mosaico de emoções: fascínio pelo desconhecido e saudade do que ficou para trás. Assim como eu, muitos portugueses, por necessidade ou escolha, embarcaram em aventuras que os levaram a lugares distantes. Todos partem de um ponto comum – Portugal – e seguem por caminhos únicos, carregando no coração as memórias, os valores e a identidade de uma nação."

Estas conversas deram origem ao podcast 'Caminhos Globais', gravado em países como Turquia, Austrália, Portugal, Dinamarca, Moçambique, Senegal e Quénia, surgiu a ideia deste livro. O objectivo é claro: identificar padrões, valores e estratégias que possam inspirar outros – desde aqueles que estão a começar aos que estão no meio da jornada ou já planeiam regressar a Portugal.

"Este livro é, acima de tudo, uma homenagem a quem leva a bandeira de Portugal pelo mundo. Não se trata apenas de trabalho; trata-se de construir pontes entre histórias individuais e coletivas, de criar uma comunidade onde vozes portuguesas ressoam em organizações como a ONU, a União Europeia e tantas outras", explica.

A particularidade de uma carreira internacional é a itinerância. Ao contrário de quem emigra para criar raízes, os profissionais globais vivem em movimento, sempre com as malas prontas. Portugal, para nós, é mais do que um país: é o lugar das memórias, das saudades e das reconexões.

"Cada percurso é único mas há traços comuns de personalidade que fui identificando ao longo das entrevistas: a capacidade de gerar empatia, a importância do conhecimento linguístico, a curiosidade e espírito de aventura, a importância da resiliência. Para além disso também ficou realçada a vantagem de ter mentores e a estabilidade emocional e o apoio familiar. Também foi mencionado inúmeras vezes a necessidade de reforçar a ligação entre o Ministério dos Negócios Estrangeiros e embaixadas e os profissionais internacionais", lê-se ainda na nota enviada.

Em suma, 'Caminhos Globais' é mais do que um relato de histórias, é um "convite para explorar, aprender e inspirar. Este livro é para os que já embarcaram nessa jornada, para os que aspiram fazê-lo e para todos que acreditam que levar Portugal ao mundo é mais do que uma missão – é um propósito. Que estas páginas sejam uma fonte de motivação e um guia para quem deseja fazer parte desta comunidade de portugueses que, com talento e determinação, deixam a sua marca no cenário internacional."

Sobre a autora

Marta Henriques Pereira é especialista em políticas públicas, diplomacia, governação, paz e segurança com mais de duas décadas de experiência a nível internacional. Ao longo da sua carreira, tem integrado os setores de desenvolvimento e empresarial, liderando iniciativas que promovem o Estado de Direito, os direitos humanos para a inclusão económica e social sensível ao género. Começou a sua carreira como advogada em Portugal e tem um percurso que inclui missões em cinco operações de paz das Nações Unidas (DPKO), três projetos do PNUD, uma missão da ONU Mulheres e nove missões da União Europeia. Exerceu também funções de direção no setor privado e colaborou com instituições como a OSCE, a USAID e o Governo australiano.