A Iniciativa Liberal de Machico manifestou esta quinta-feira, 10 de Julho, preocupação com a falta de avanços na construção do novo canil municipal e da nova esquadra da PSP, dois projectos considerados "estruturantes para o concelho".

Em nota emitida, o partido critica a ausência de progressos nas duas obras e aponta que "não há responsabilidade assumida".

Relativamente ao canil, cuja responsabilidade é da Câmara Municipal de Machico, a Iniciativa Liberal classifica as condições actuais como "degradantes" e alerta para a existência de um terreno identificado há vários anos nos Maroços "com condições adequadas para acolher as novas instalações".

A autarquia, sob liderança socialista, manteve-se inerte. Este desleixo revela não só uma gritante falta de respeito pela causa animal, como também um desprezo pelos cidadãos que, diariamente, se preocupam com o bem-estar dos animais abandonados. IL-M

Quanto à nova esquadra da PSP, cuja concretização depende do Governo da República, o partido lamenta a indefinição quanto à localização e a ausência de obras. Alega que, apesar de ter sido inicialmente prevista para o edifício Manuel da Mata e depois para o terreno actualmente ocupado pelo canil municipal, não houve qualquer avanço concreto. A IL denuncia o "bloqueio total, causado por um governo central ineficaz e um poder local passivo, com consequências directas para a segurança e o bem-estar da população de Machico".

António Nóbrega, candidato da Iniciativa Liberal à Câmara de Machico, defende a construção urgente de um novo canil, "dando finalmente dignidade à causa animal no concelho", e o desbloqueio da esquadra, "colocando a segurança dos machiquenses no centro das prioridades".