
A Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) reuniu-se hoje com a ministra da Cultura, Juventude e Desporto e com o secretário de Estado do Desporto, para abordar temas estruturantes, confirmou à Lusa fonte da entidade liderada por Reinaldo Teixeira.
O presidente da LPFP, Reinaldo Teixeira, e os governantes Margarida Balseiro Lopes e Pedro Dias reuniram-se durante aproximadamente uma hora, num encontro que se focou em sete temas estruturantes para a modalidade.
Em cima da mesa estiveram temas como a segurança nos estádios, o enquadramento fiscal do futebol profissional, os seguros obrigatórios, o apoio à modernização de infraestruturas, o modelo de distribuição das receitas das apostas desportivas e o consumo controlado de bebidas de baixo teor alcoólico nos estádios, confirmou a mesma fonte.
Ainda segundo a mesma fonte, o processo de centralização dos direitos audiovisuais também foi abordado, um dia depois de o Benfica ter solicitado a suspensão imediata do mesmo, numa carta dirigida a Reinaldo Teixeira.
Também na quarta-feira, a LPFP emitiu um comunicado dando conta de ter registado "as preocupações manifestadas sobre a centralização dos direitos audiovisuais, processo que representa uma transformação estrutural determinante para o futuro do Futebol Profissional em Portugal".
No mesmo dia, instado a comentar esta polémica, o secretário de Estado do Desporto, Pedro Dias, disse confiar nas instâncias da modalidade para que os processo seja concluído no prazo estipulado pela lei promulgada em março de 2021.
"Este é um processo que se iniciou em 2021 e, até 30 de junho de 2026, está na esfera exclusiva da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e da LPFP. Neste momento, o Governo não terá nenhuma intervenção. E esperamos que não seja necessária nenhuma intervenção do Governo", afirmou o governante.