Estima-se que cerca de 75 a 80% das pessoas sexualmente ativas entra em contacto com o vírus que está na origem do cancro do colo do útero, o HPV (Papiloma do Vírus Humano). No entanto, a prevenção desta infeção, e consequentemente do cancro do colo do útero, é possível através de vacinação. Esclare
O estudo identifica as quedas (60,1%) e os acidentes de viação (24,9%) como as principais causas de lesões traumáticas vertebro medulares. A população idosa tem um risco acrescido, sendo as quedas a principal causa de tetraplegia neste grupo.
Doença venosa crónica afeta 35% da população adulta, com maior incidência nas mulheres a partir dos 30 anos. Grande maioria das pessoas afetadas não procure ajuda médica.
Um estudo da Fundação Portuguesa de Cardiologia mostra que cerca de dois terços da população adulta portuguesa têm o colesterol elevado. No entanto, o colesterol elevado não causa sintomas. Tome nota dos conselhos do médico cardiologista e professor Manuel Carrageta.
A pipoca pode ser uma opção saudável e com poucas calorias para quem quer perder peso. Uma chávena deste alimento contém apenas cerca de 30 calorias, o que a torna numa opção muito mais leve do que outros snacks, como batatas fritas ou salgadinhos.
Um artigo publicado na revista “Acta Médica Portuguesa” formula pela primeira vez recomendações de sustentabilidade ambiental na área da Saúde, um setor responsável por 4,8% das emissões de gases com efeito de estufa. Essas recomendações incidem na redução da pegada ambiental dos inaladores.
De que forma cuidamos do nosso cérebro através da alimentação que praticamos, na forma como pensamos e nos hábitos diários que levamos? Daniel G. Amen, neurocientista, convoca-nos a refletir sobre estas questões no livro “Mude o Seu Cérebro Todos os Dias”. O especialista em Alzheimer também nos dá c
Aerofritar é a nova tendência na cozinha e veio para ficar. As fritadeiras a ar têm a vantagem de usarem menos óleo do que as fritadeiras convencionais, mas cozinham a altas temperaturas, "o que não é o mais saudável" porque contribuem "para a formação de uma substância potencialmente cancerígena",
A agência alimentar oficial do Reino Unido lançou um alerta para todos os britânicos que gostam de torradas queimadas ou de batatas demasiado cozidas, por exemplo, ao assegurar que o excesso de confeção desse tipo de alimentos pode provocar cancro. E explica porquê.
Lúcio Meneses de Almeida
Médico Assistente Graduado de Saúde Pública
Presidente do Conselho Nacional de Promoção da Saúde e Sustentabilidade Ambiental da Ordem dos Médicos
Fundos recolhidos com a campanha irão para o desenvolvimento de soluções terapêuticas com canábis medicinal para doentes em toda a Europa, informa a entidade promotora da iniciativa.
Lara Cunha, Enfermeira Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica, Research Fellow na Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra
Bruno Heleno: "Esta parceria entre a NOVA Medical School (NMS) e a Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP) permite combinar as forças das duas instituições. A NMS tem longa experiência na epidemiologia clínica, isto é, em estudos para avaliar a causa das doenças, a eficácia dos tratamentos ou a util
"É essencial desenvolver uma cultura genuína de bem-estar que vá além de iniciativas isoladas. Isso significa criar um ambiente onde o bem-estar seja uma prioridade central, refletido nas políticas, práticas e valores da organização"
Tiago Santos, CEO da Workwell
O PAFSE, liderado pela ENSP NOVA, visa reforçar a literacia em saúde, desmistificar estereótipos CTEM/STEM e preparar estudantes para currículos e profissões na área.
Em 2050, estima-se que a diabetes afete perto de 1,3 mil milhões de indivíduos em todo o mundo. Em “Como Viver Sem Diabetes”, livro com autoria do médico Manuel Pinto Coelho, é feita uma abordagem à doença, formas de a mitigar e como a enfrentar quem já dela padece. Do livro, publicamos o excerto “A
O fígado gordo (DHGNA) é uma doença silenciosa, sendo a principal causa de doença do fígado no mundo ocidental e está associada à obesidade em cerca de 70% das pessoas com obesidade.
Ingerir bebidas ácidas, como chá de fruta ou águas aromatizadas, pode corroer os dentes e prejudicar o esmalte dentário, conclui um estudo publicado no "British Dental Journal" pela Universidade King's College, em Londres.