Todas as notícias têm uma história. O SAPO 24 analisa e explica as notícias mais relevantes - desde o que se passa no país até à sua localidade, sem esquecer o que está a marcar a atualidade internacional.
As iranianas que não usarem o véu poderão ser punidas com tratamento psicológico em clínicas, numa nova medida do Governo do Irão para insistir no adereço islâmico que muitas mulheres contestam desde a morte de Mahsa Amini, em 2022.
O português Rui Marques vai suceder a Niels Wittich no cargo de diretor de corrida da Fórmula 1 a partir do Grande Prémio de Las Vegas, nos Estados Unidos, anunciou hoje a Federação Internacional do Automóvel (FIA).
O número de adultos diabéticos no mundo ultrapassou os 800 milhões, mais do que quadruplicou desde 1990, segundo um estudo hoje divulgado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que alerta para "um aumento alarmante" da diabetes.
A Comissão Europeia anunciou hoje ter multado a ‘gigante’ tecnológica Meta, em 797,72 milhões de euros, por ter violado as regras da União Europeia (UE) por posição dominante no mercado de anúncios classificados ‘online’ com o Facebook Marketplace.
O centro e o sul do país deverão ser particularmente afetados por agueiros fortes de granizo, acompanhados de trovoada, nos próximos três dias, avisou hoje a Proteção Civil, alertando para a possibilidade de fenómenos extremos de vento.
A presidente do Conselho das Finanças Públicas (CFP) manifestou-se hoje "preocupada" com o "comportamento da despesa" e avisa que "o país não suportaria" taxas de crescimento anuais "na casa dos dois dígitos".
Um comité especial da ONU que investiga alegados abusos israelitas nos Territórios Ocupados declarou hoje que os métodos de guerra utilizados por Israel na Faixa de Gaza "correspondem às características do genocídio".
A maioria das supressões das carreiras fluviais entre Seixal e Lisboa registadas em outubro foram motivadas por problemas com o carregamento das baterias dos navios elétricos, segundo o presidente da Câmara Municipal do Seixal, Paulo Silva.
O ex-presidente do Brasil Jair Bolsonaro pediu "diálogo" e "pacificação nacional" após o ataque desta quarta-feira contra o Supremo Tribunal Federal (STF) em Brasília.
Moisés Maimónides (1138-1204), autor do clássico Guia dos Perplexos, nasceu em Córdova, Espanha, de onde teve de fugir com a família devido à perseguição a todas as religiões não-islâmicas. O exílio que se seguiu levou-o a viver em Marrocos, Palestina e Egito, cruzando-se sempre pelo caminho com cul
A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) apelou hoje para que se levem a sério as denúncias de casos de assédio, violação e abuso sexual no meio artístico, para que não desapareçam “na espuma dos dias”.
Uma semana sem aulas é o resultado das greves desde o início do ano letivo que levou cerca de 300 encarregados de educação a apelar às autoridades para que resolvam os problemas sentidos pelos funcionários escolares.
O Parlamento Europeu aprovou hoje o adiamento por um ano da implementação da lei contra a desflorestação, embora tenha flexibilizado as obrigações para países considerados livres de risco.
A ideia vem de uma startup espanhola, que procura agora encontrar investidores para ajudar crianças com autismo, défice de atenção ou dislexia, por exemplo.
O governo argentino retirou a delegação da 29.ª Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP29), que está a realizar-se em Baku, disse uma fonte oficial à AFP.
O Parlamento Europeu (PE) aprovou hoje, em Bruxelas, o pedido da Comissão Europeia de decisão urgente para a prestação de uma assistência suplementar num máximo de 42 mil euros aos agricultores dos Estados-membros afetados por catástrofes naturais.
O romancista brasileiro Ignácio Loyola Brandão alertou em Araraquara, Brasil, para as novas formas de censura que atingem o país lusófono e as sociedades em geral.
O romance “Pulmões”, do escritor luso-islandês Pedro Gunnlaugur Garcia, é uma saga familiar que atravessa várias gerações e geografias, resultante de “um exercício de transformação pessoal e artística”, que valeu ao autor o Prémio de Literatura da Islândia.
Os 50 anos do 25 de Abril e o seu impacto na literatura portuguesa vão estar em foco na Feira do Livro de Miami, que contará com a participação dos escritores José Luís Peixoto e Judite Canha Fernandes.
O escritor espanhol Álvaro Pombo foi hoje distinguido com o Prémio Cervantes 2024, o maior reconhecimento da literatura em língua castelhana, segundo decisão do júri, anunciada pelo ministério espanhol da Cultura.
Quatro décadas e três meses depois de ter deixado Portugal acordado de madrugada, para assistir à primeira medalha de ouro olímpica lusa, Carlos Lopes é celebrado em dois livros, complementares, "como atleta e cidadão", hoje apresentados em Lisboa.
O Conselho Económico e Social (CES) alertou hoje, no parlamento, que, com a atualização das pensões prevista, seguindo as regras em vigor, “não haverá garantia” de que os pensionistas “não continuarão a perder poder de compra”.