Nos primeiros oito meses do ano foram emitidos mais de 134.400 vales cirurgia, mais de metade dos quais (55,37%) acabaram recusados pelos doentes, segundo dados da Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS).
Artigo de Alberto Lopes, neuropsicólogo/hipnoterapeuta das Clínicas Dr. Alberto Lopes - Psicologia & Hipnose Clínica, sobre a ansiedade que se pode fazer sentir face ao regresso ao trabalho.
Os utentes de lares e na rede de cuidados continuados devem ser vacinados nos primeiros 30 dias da campanha de vacinação, que arrancou na sexta-feira, exceto nos locais onde forem detetados surtos ativos de covid-19 ou de gripe.
Especialistas e doentes apelaram hoje ao Governo para incluir a vacina contra a zona no Programa Nacional de Vacinação, sublinhando que cada internamento por esta doença custa cerca de 3.000 euros ao Estado.
Os médicos iniciam hoje uma greve de dois dias para exigir melhores condições laborais, com a Federação Nacional dos Médicos a pedir um ministro que "perceba de saúde e que consiga servir o SNS".
Os enfermeiros do Serviço Nacional de Saúde iniciam hoje dois dias de greve pela valorização da grelha salarial e por mecanismos que compensem o risco e penosidade inerentes à profissão, numa paralisação que coincide com outra dos médicos.
Estima-se que os miomas possam afetar cerca de 80.000 mulheres em Portugal. Falámos com a médica Margarida Martinho, especialista em Ginecologia e Obstetrícia, sobre este tipo de tumores.
A ministra da Saúde anunciou que o acordo com a plataforma de cinco sindicatos de enfermeiros hoje alcançado prevê um aumento salarial de cerca de 20% até 2027, que começará a ser pago em novembro deste ano.
A desnutrição e a obesidade, a que se acrescem as alterações climáticas, confluem para uma “tempestade perfeita” no que se refere à alimentação mundial, sublinha a nutricionista e também docente Cláudia Viegas.
Artigo de Andreia Monteiro, especialista em Imunohemoterapia, Medicina Preventiva e Medicina Estética da Clínica Pilares da Saúde, sobre emagrecer com tempo.
De acordo com o Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST), em 2023 foram realizados 1135 transplantes de córnea em Portugal (+69,7% do que em 2022). Falámos com João Feijão, médico oftalmologista e coordenador do Grupo Português de Cirurgia Implanto-Refrativa da Sociedade Portuguesa d
Ao longo dos próximos meses vai ser possível assistir, de forma remota e gratuita, a palestras com especialistas de várias áreas. O primeiro encontro, a 24 de setembro, trata o tema da vacinação sazonal contra a gripe.
Investigadores das universidades do Minho e de Aveiro e também da região da Galiza, em Espanha, desenvolveram um nanomaterial que aumenta a eficácia terapêutica e combina quimioterapia, fototerapia e hipertermia magnética.
Investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) concluíram que o mau controlo da rinite e da asma, sobretudo quando associadas, pode fazer a produtividade no trabalho cair até 70%, foi hoje divulgado.
Hoje, multiplica-se a informação e as fontes que lhe dão sustento sobre o que comer, como comer, quando comer. Face a este cenário, a nutricionista Mariana Chaves oferece aos escaparates o livro “Aprender a Comer”. A obra detém-se em duas questões fundamentais: o que é importante e por que motivo é
As infeções fúngicas da pele estão entre as dez infeções mais comuns em todo o mundo. Há que as tratar e evitar, especialmente para evitar desconfortos comuns como o pé de atleta.
Em entrevista ao nosso jornal, a Dr.ª Ana Catarina Brás, neurologista, destaca a importância da consciencialização sobre a doença, alertando: "A Narcolepsia condiciona a qualidade de vida do doente nas suas diferentes esferas, nomeadamente, pessoal, familiar, social e profissional"
Joaquim Ferreira, Professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL) e Neurologista e Coordenador do Medicina ULisboa Campus de Torres Vedras
Sete urgências de obstetrícia e ginecologia, e duas de pediatria estão hoje encerradas, segundo a informação disponibilizada no 'site' do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Quando se interrompe a toma da pílula, a mulher fica em risco quase imediato de engravidar. É um mito que depois da toma da pilula se demore a engravidar, explica a médica Maria Manuel Sampaio, especialista em Ginecologia e Obstetrícia.