
Vila Viçosa, no âmbito Cidade do Vinho 2025, vai receber no dia 6 de setembro a eleição da Embaixadora dos Territórios Vinhateiros de Portugal.
Ao título concorrem 14 jovens em representação dos municípios associados da Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV): Alenquer, Arcos de Valdevez, Arruda dos Vinhos, Azambuja, Borba, Cadaval, Cartaxo, Lagoa, Palmela, Ponte da Barca, Rio Maior, Tábua, Torres Vedras e Vila Viçosa.
O concurso, anteriormente designado Rainha das Vindimas de Portugal, adotou em 2024 a nova designação de Embaixadora dos Territórios Vinhateiros de Portugal. Desde 2009, a iniciativa é promovida pela AMPV em colaboração com o município que detém o título de Cidade do Vinho.
A eleição tem como objetivo preservar tradições e valorizar a cultura rural portuguesa, promovendo-a junto das novas gerações. As participantes são selecionadas em concursos municipais antes da sua apresentação na gala nacional.
A AMPV afastou-se do modelo tradicional de concursos de beleza, criando um evento diferenciado, que inclui provas como a apresentação de produtos regionais, uma entrevista com o júri e a realização de um convite enoturístico para visitar o território representado. As candidatas participam ainda em desfiles em traje regional e vestido de gala.
Até às 24h do dia 5 de setembro, o público pode participar na votação online para eleger a candidata Mais Popular, disponível em https://embaixadoras.ampv.pt.