
Figueira de Baixo foi palco do “Banquete del Rey”, uma iniciativa conjunta da Associação Figueira de Rey e da Comissão de Festas de São Luís que reproduziu, durante a tarde e noite de sábado, 19 de julho, uma viagem no tempo até à era medieval.
Nuno Alves, vice-presidente da Associação Figueira del Rey, explicou a essência do evento: “Esta recriação histórica remonta há 500 anos mais ou menos. Na altura de um foral e também de uma assinatura que houve aqui no local por causa da delimitação das dioceses há 900 anos, creio". Alves, frisou também a importância de "recuperar a nossa história”.
A noite foi animada com danças medievais e atuação de grupo de percussão. O menu destacou-se pelo pernil no espeto, mas também outras iguarias, com o bar aberto para todos. Miguel Cardoso, presidente da Comissão de Festas de São Luís, realçou a importância da parceria: “a Comissão de Festas acolheu muito bem e um agradecimento muito forte à Associação que nos tem ajudado muito neste sentido, tem colaborado imenso durante todo o ano nas campanhas que temos”. Esta colaboração é também vital para angariar fundos para obras na capela.
Além do banquete, a Comissão de Festas de São Luís organizou uma caminhada no domingo de manhã.
