
A intervenção iniciou com Leandro Silva que fez uma análise da freguesia de Cucujães, reforçando as suas prioridades para o mandato: “Vemos Cucujães entre promessas vazias que se repetem. Uma freguesia esquecida e a perder dinamismo e energia. Chega de estar parado no tempo, chega de obras começadas e nunca acabadas. Queremos uma nova forma de fazer política, queremos uma política de proximidade feita com escuta ativa, com trabalho no terreno e com respostas concretas. A nossa freguesia tem tudo para ser uma terra viva, com qualidade de vida e com orgulho em si mesmo. Temos cinco grandes prioridades: O apoio às coletividades, que são a alma da nossa freguesia, em segundo lugar defendemos que é urgente envolver os jovens na vida da freguesia, em terceiro lugar, respeito pelos nossos idosos, garantindo uma resposta social próxima e humana, em quarto lugar, a defesa do comércio local, temos de apoiar quem investe na nossa terra, pois é essencial para a economia local e identidade da freguesia, por fim, uma freguesia limpa e cuidada. Este é um projeto efetivo, é feito com todos aqueles que acreditam que é possível fazer mais e muito melhor.”
Fábio Damas, candidato à junta de freguesia de Ossela, reivindicou pela freguesia e pelas suas necessidades: “Ossela merece mais, sabemos o que falta, o que dói, o que é pedido há anos sem resposta, e é com base nessas necessidades reais que construímos as nossas propostas. A nossa preocupação principal é dar a Ossela o acesso a condições básicas, apoiar as famílias, dar dignidade para idosos e oportunidades para os mais jovens. Queremos uma freguesia onde viver não seja apenas uma rotina, mas um motivo de orgulho.”
Carlos Teixeira, candidato à União de Freguesias de Pinheiro da Bemposta, Travanca e Palmaz, apresentou a sua candidatura que se foca essencialmente na transparência: “A minha candidatura foca-se em desenvolver as freguesias, prestar atenção a toda a população com transparência. Queremos ouvir as dificuldades das pessoas e resolver os seus problemas e esclarecer à população o que se pode ou não fazer e nunca virar as costas.”
Vitorino Coelho, candidato à União de Freguesias de Oliveira de Azeméis, na sua intervenção declarou a sua preocupação para com todas as freguesias da união, afirmando trabalhar em uníssono para alcançar os melhores resultados: “Cada freguesia conta, não nos vamos esquecer dos problemas das outras quatro, que são muitos. Nós vamos à luta para acabarmos com as maiorias que só prejudicam a vida de todos.”
A candidata Ema Azevedo fez um apelo à importância de manter viva a esperança e a união na comunidade, reforçando o compromisso com a renovação e o progresso: “Confiem na mudança que está por vir e tenham esperança de que isto não tem de ser sempre assim. Há 50 anos que estamos entregues aos partidos, aos senhores engenheiros e às velhas guardas. Há 50 anos que os jovens são segundo plano em Oliveira de Azeméis. Aceitei este desafio com firmeza, com uma grande vontade de despejar o que está podre e levantar o que está parado há décadas.” A autarca destacou ainda, a questão da imigração que levou muitos oliveirenses a escolher criar vida fora de Oliveira de Azeméis, como um dos pontos frágeis do concelho.
Por fim, o candidato à Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis, Manuel Almeida, expressou o seu compromisso com a transparência e a responsabilidade: “Esta candidatura é para quem acredita que já chega. É o tempo da mudança, e essa mudança passa por propostas sérias e soluções concretas. Vamos aliviar a carga fiscal para as famílias e empresas, vamos devolver segurança às nossas ruas, vamos cuidar dos nossos territórios e limpar os nossos terrenos, vamos respeitar os nossos impostos, porque o dinheiro público é sagrado e é de todos nós. Queremos uma câmara próxima e responsável por transparência. Oliveira de Azeméis precisa de um novo rumo e os oliveirenses merecem muito mais. Podemos fazer diferente, podemos fazer melhor. Chegou o momento, chegou a nossa hora.”
