O Auditório Municipal de Reguengos de Monsaraz será palco, nos dias 10 e 11 de abril, do IV Congresso Ibérico Bandeira Azul em Praias do Interior. O evento, organizado pela Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE) em parceria com o Município de Reguengos de Monsaraz e a Asociación de Educación Ambiental y del Consumidor (ADEAC), reunirá especialistas, autarcas e agentes do setor para debater a gestão e valorização das zonas balneares interiores de Portugal e Espanha.

Durante o congresso, serão analisados temas cruciais como o restauro da natureza, a qualidade da água balnear, a acessibilidade turística, a cooperação transfronteiriça no Grande Lago Alqueva, a segurança balnear e os desafios e oportunidades da Praia Fluvial de Monsaraz.

Além do debate técnico e científico, o município preparou um programa de atividades para dar a conhecer o território. No dia 11 de abril, os participantes terão a oportunidade de visitar o Observatório Oficial Dark Sky Alqueva e o Observatório Astronómico do Lago Alqueva. No dia seguinte, está agendada uma prova de queijos e produtos regionais na Queijaria Sapata, bem como visitas ao Centro Oleiro de São Pedro do Corval e à destilaria e Centro de Interpretação do Gin Sharish. Para encerrar a programação, no dia 13 de abril haverá uma visita guiada à vila medieval de Monsaraz.

Este congresso pretende reforçar a importância da certificação Bandeira Azul nas praias interiores e contribuir para um modelo de gestão sustentável, promovendo a valorização ambiental e turística destes territórios.