
A presença de ecrãs na vida de crianças, jovens e famílias tem crescido de forma preocupante, acompanhando a evolução das tecnologias digitais e as oportunidades que as mesmas oferecem nos diferentes domínios da vida quotidiana.
Dependência sem Substância: um problema do séc. XXI é um projeto do UC Exploratório que incide sobre esta problemática e dá agora início a uma nova fase, com sessões temáticas e gratuitas para crianças, a decorrerem nos nossos espaços e exposições.
O UC Exploratório dá início a uma nova fase do projeto Dependência sem Substância: um problema do séc. XXI, com quatro sessões temáticas gratuitas destinadas a crianças que frequentem o 1.º ciclo do ensino básico (preferencialmente alunos do 3.º e 4.º anos de escolaridade). Estas sessões têm periodicidade semanal, realizando-se nas quintas-feiras, 29 de maio, 5, 12 e 26 de junho, entre as 16h30 e as 18h00, no UC Exploratório.
Uma equipa da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra irá acompanhar, monitorizar e avaliar o desenvolvimento do projeto, que tem a intenção de intervir numa realidade que se impõe a todos: a presença crescente de ecrãs na vida de crianças, jovens e famílias. Através de um conjunto articulado de atividades presenciais, pretende-se o desenvolvimento do espírito crítico e da criatividade, capacitando as crianças e jovens para a tomada de decisão consciente e autónoma relativamente à utilização dos meios digitais, proporcionando alternativas igualmente atrativas, valorizando as dimensões pessoais e sociais.
Dependência sem Substância: um problema do séc. XXI é um projeto do UC Exploratório – Centro Ciência Viva da Universidade de Coimbra, aprovado no âmbito do programa Parcerias para a Inovação Social, iniciativa Portugal Inovação Social 2030 e desenvolvido com os seguintes investidores sociais: Serviços de Ação Social da Universidade de Coimbra, Banco BPI | Fundação “la caixa” e União de Freguesia de Santa Clara e Castelo Viegas.
Para além da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, o projeto conta ainda com parcerias do Município de Coimbra, no âmbito do programa Cidade Educadora, e do CASPAE – Centro de Apoio Social de Pais e Amigos da Escola.